Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Infecção por covid-19 aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Fevereiro de 2023 às 11h15

Link copiado!

RossHelen/Envato
RossHelen/Envato

A infecção por covid-19 pode ser um fator de risco para diabetes e outras doenças metabólicas, segundo novo estudo americano — quem já entrou em contato com o vírus pode ter até 58% mais chances de acabar desenvolvendo a doença. Para quem não foi vacinado até o momento em que enfrentou o patógeno, o quadro é ainda pior, com 74% dos diagnósticos sendo em não vacinados contra 26% deles ocorrendo em já imunizados.

Para chegar a esses dados, pesquisadores estudaram 23.709 adultos que foram infectados pelo SARS-CoV-2 pelo menos uma vez entre março de 2020 e junho de 2022, sendo incluídos apenas os diagnosticados com diabetes tipo 2, hipertensão ou hiperplidemia (condição caracterizada pelo colesterol alto) em até 90 dias depois de contrair covid-19.

Continua após a publicidade

Sem risco para outras doenças metabólicas

O controle dos dados foi feito a partir da idade, sexo e condições preexistentes nos participantes, como risco cardiovascular conhecido e o momento em que tiveram contato com o vírus, definindo se isso ocorreu antes ou durante a onda da variante ômicron. Descobriu-se, assim, uma razão de risco de 1,58 de desenvolver diabetes após a infecção, ou seja, 58% maior. Para hipertensão e hiperplidemia, a razão de risco não aumentou o suficiente para gerar preocupações.

Em termos de vacinação, a razão de risco de contrair diabetes tipo 2 para os não vacinados foi de 1,78 (ou 78%) contra 1,07 (7%) para os vacinados, com intervalo de confiança de 95%. Ter a vacina também diminuiu o risco de desenvolver hipertensão, chegando a ficar 46% menor, e hiperplidemia, 45% menor quando comparamos vacinados com não-vacinados.

Especialistas apontam, no entanto, que os resultados não são absolutos — ou seja, foram observadas variações em um grupo populacional sem um grupo de controle, não podendo analisar outros fatores que potencializariam as chances de doenças cardiovasculares ou diabetes após a covid-19. O risco de contrair doenças acaba sendo maior, sim, e isso pode ser investigado melhor em estudos futuros, mas isso não quer dizer, necessariamente, com um infectado pelo vírus vá ficar diabético.

Continua após a publicidade

Vacina ajuda sempre

Diabetes tipo 2 é um fator que pode levar a doenças cardiovasculares no futuro, e também gera quadros mais graves de covid-19 e outras doenças contagiosas. Os pesquisadores definiram que a vacina contra o coronavírus pode ajudar a reduzir esse risco, mas não sabemos porque — pode ser que ela bloqueia as vias de inflamação que causam diabetes, por exemplo.

O corte de verbas para pesquisa durante a pandemia impactou na pesquisa, bem como dificuldades de conversar com os entrevistas por telefone. Os dados eram coletavos a partir de relatórios próprios de diagnóstico das condições metabólicas antes e depois da exposição ao vírus, então o número de atingidos pode ser ainda maior. A menor procura de médicos para questão não-emergenciais no pico das infecções pode ter levado muitas pessoas a não serem diagnosticadas.

Continua após a publicidade

Fonte: JAMA Network