Inédito! Cirurgiões transplantaram rim de porco em um humano, e funcionou!
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
O transplante de órgãos enfrenta uma verdadeira escassez, e médicos do mundo todo estudam atualmente métodos alternativos para lidar com essa questão. Em setembro, uma equipe do NYU Langone Health conseguiu transplantar um rim de porco em um paciente humano. A operação foi um sucesso.
- Quantas vezes o mesmo órgão pode ser transplantado?
- O que acontece com o corpo de um doador de órgãos?
- Primeiro transplante de rosto e mãos é realizado com sucesso; veja imagens!
Porcos têm sido o foco de pesquisa mais recente para lidar com a escassez de órgãos, mas um açúcar presente em suas células é estranho ao corpo humano e causa rejeição imediata dos órgãos. No entanto, o transplante deu certo porque o rim utilizado veio de um animal editado geneticamente, projetado para eliminar esse açúcar e evitar um ataque ao sistema imunológico.
Para realizar esse procedimento, os cirurgiões anexaram o rim do porco a um par de vasos sanguíneos fora do corpo de uma pessoa já falecida (morte cerebral) e observaram o funcionamento do órgão por dois dias. O rim conseguiu filtrar resíduos e produzir urina, e não foi rejeitado pelo organismo, por isso a operação foi considerada como um sucesso. “O rim apresentou uma função absolutamente normal. Não houve essa rejeição imediata", apontam os pesquisadores.
Porcos na medicina
O transplante de rim, no experimento, deu muito certo, afinal, os suínos são animais já conhecidos da medicina quando o assunto é ajudar a curar ou tratar lesões em humanos. Por exemplo: as válvulas cardíacas de porco são usadas com sucesso para reparar danos no coração de humanos. Enxertos de pele de porco são usados em queimaduras, e anteriormente, já foi possível usar córneas de porco para restaurar a visão de uma pessoa.
Fonte: The Guardian