Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Imunizante da Pfizer pode ser armazenado em geladeiras por um mês, diz FDA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Maio de 2021 às 20h15

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Uma questão muito pertinente no que diz respeito às vacinas contra a COVID-19 é o armazenamento. E na última quarta (19), a FDA — Food and Drug Administration, uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA — anunciou que o imunizante da Pfizer pode permanecer em geladeiras comuns por até um mês. O limite anterior era de cinco dias.

A mudança pode ajudar a solucionar os problemas de armazenamento e promover o uso da vacina, que tem sido prejudicada em alguns ambientes por seus requisitos de armazenamento. Mas ainda assim, se for armazenado em longo prazo, o imunizante precisa de temperaturas muito baixas: entre -80 °C a -60 °C.

Os frascos podem ser armazenados temporariamente em freezer (entre -25 °C e -15 °C) por até duas semanas, e na geladeira (entre 2° C e 8 °C) por até um mês. Mas assim que os frascos estiverem prontos para uso, devem ser usados ​​dentro de seis horas.

Continua após a publicidade

As atualizações nas orientações de armazenamento são baseadas em novos dados de estabilidade da vacina que foram entregues à agência de saúde. As empresas também enviaram os dados à Agência Europeia de Medicamentos, que aprovou a mudança.

Em um comunicado, Peter Marks, responsável pela regulamentação de vacinas na FDA, afirmou que tornar as vacinas contra COVID-19 amplamente disponíveis é a chave para vacinar as pessoas e acabar com a pandemia. "Essa mudança deve tornar a vacina da Pfizer mais amplamente disponível ao público americano, facilitando a capacidade dos fornecedores de vacina, como consultórios médicos comunitários, de receber, armazenar e administrar o imunizante", apontou.

Fonte: Ars Technica