Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anticoncepcional masculino | Homens podem ganhar pílula não hormonal

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Março de 2022 às 19h20

Link copiado!

DragonImages/Envato
DragonImages/Envato

Enquanto mulheres possuem um vasto rol de opções quando se trata de contraceptivos — indo de pílulas a adesivos ou até dispositivos intrauterinos —, jogando-lhes a maior parte da responsabilidade no controle de natalidade, os homens têm poucas formas de ajudar na prevenção da gravidez. Isso, no entanto, pode estar prestes a mudar: é o que apresentam cientistas no encontro de primavera da American Chemical Society (ACS).

Pílulas contraceptivas orais para homens têm sido alvo de pesquisas há décadas, mas não há nenhuma delas atualmente no mercado. A maior parte dos compostos que chegam aos testes laboratoriais miram na testosterona, mas atingir esse hormônio causa efeitos adversos como ganho de peso, depressão e aumento do colesterol. Para escapar disso, a nova pesquisa teve como alvo uma proteína chamada receptora de ácido retinoico alfa (RAR-α), que atua no crescimento de células, diferenciação e desenvolvimento embrionário, e que impacta na formação de esperma.

Continua após a publicidade

Detalhes do estudo

Para criar o contraceptivo não hormonal, os cientistas fizeram testes com o RAR-α em ratos de laboratório. Ao inibirem a proteína, os ratinhos machos ficaram estéreis sem efeitos colaterais óbvios. Enquanto outros estudos já haviam desenvolvido compostos orais que inibiam todas as proteínas RAR (não apenas a α, mas também a -β e a -γ), a equipe da University of Minnesota procurou por diferenças estruturais entre elas, sintetizando 100 compostos e selecionando o que melhor inibia a RAR-α.

E os cientistas obtiveram sucesso: assim nasceu o composto YCT529, que, ao ser administrado nos ratos por 4 semanas, reduzia a contagem de esperma de forma significativa, com 99% de eficiência na prevenção da gravidez. Após a interrupção do uso do composto, os ratos machos voltaram a ser férteis num período de 4 a 6 semanas.

O próximo passo são testes clínicos em humanos, que devem ser feitos no último trimestre de 2022. Como não há uma forma certeira de saber se compostos bem-sucedidos em animais terão a mesma eficácia em humanos, a equipe pretende continuar a explorar outros compostos além do YCT529, seja modificando ele próprio ou testando outras estruturas das proteínas envolvidas.

Continua após a publicidade

Até o momento, camisinhas masculinas e vasectomia são as únicas opções efetivas disponíveis aos homens como métodos contraceptivos. A camisinha, além de uso único, não possui 100% de eficácia, e a vasectomia é uma medida permanente — apesar de haver cirurgia de reversão, ela é cara e nem sempre funciona. Para a pesquisa, os cientistas tiveram apoio do National Institutes of Health e da Male Contraceptive Initiative.

Fonte: American Chemical Society