Homem com pulmões danificados pela covid-19 recebe transplante duplo e sobrevive

Homem com pulmões danificados pela covid-19 recebe transplante duplo e sobrevive

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 22 de Setembro de 2021 às 12h30
Reprodução: studiogstock/Freepik

Na última segunda-feira (20), deixou o hospital um paciente que precisou de um transplante de pulmão por decorrência da covid-19. Henrique Batista do Nascimento foi diagnosticado com a doença aos 31 anos em 18 de março, sem ter qualquer comorbidade, e precisou ficar internado na UTI por quatro meses.

Nascimento foi intubado e tratado com a terapia ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), e precisou de um transplante duplo de pulmão devido aos danos que o vírus causou aos órgãos. O procedimento é a última tentativa de cura para pacientes que tiveram os pulmões comprometidos pela covid-19. A primeira vez que o transplante aconteceu foi no Japão, em abril deste ano. 

Imagem: Reprodução/kjpargeter/ Freepik

O paciente ficou internado no hospital InCor, em São Paulo, que realizou três transplantes pelo mesmo motivo. Somente Henrique resistiu à cirurgia. Segundo os médicos, sem o procedimento, ele não iria sobreviver, pois os pulmões ficaram completamente fibrosados, o que torna impossível a respiração.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em casa, Nascimento terá que passar por um processo de reabilitação que pode durar entre três a seis meses, precisando ainda de acompanhamento médico pelo resto da vida. O paciente está bem e já está fazendo planos para o futuro, assim que estiver recuperado.

Fonte: g1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.