Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gripe aviária em humanos: Brasil tem 1º caso suspeito

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Maio de 2023 às 16h44

Link copiado!

IciakPhotos/Envato
IciakPhotos/Envato

O Brasil investiga o primeiro caso suspeito da gripe aviária H5N1 em humanos, segundo o Ministério da Saúde. O paciente de Vitória, no Espírito Santo, apresenta sintomas gripais e trabalha no parque em que uma das aves oficialmente infectadas foi encontrada. Além deste caso, outras 32 pessoas são monitoradas.

Vale lembrar que, nesta semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou os três primeiros casos da gripe aviária H5N1 em aves silvestres, todas localizadas no estado do Espírito Santo. Após a confirmação, o Brasil entrou em estado de alerta para o agente infeccioso, que pode ser transmitido para animais de criação e para humanos.

Suspeita de gripe aviária H5N1 em humanos no Brasil

Continua após a publicidade

No momento, ainda não se sabe quando os resultados dos exames do primeiro paciente suspeito a contrair a influenza aviária serão divulgados. A pasta informa apenas que o indivíduo é um homem de 61 anos e que trabalha no mesmo parque municipal onde uma ave estava contaminada pela doença.

Além disso, “o paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município”, informa o Ministério da Saúde, em nota.

Outras 32 pessoas que trabalham no mesmo parque são consideradas como contato de risco. Há probabilidade delas terem entrado em contato com secreções ou materiais biológicos da ave doente, mesmo sem saber. Por isso, amostras também foram coletadas para análise.

Continua após a publicidade

Todo o material coletado será examinado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Em seguida, os resultados serão confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Como a gripe aviária é transmitida para as pessoas?

Nas Américas, já existem registros de inúmeros animais, incluindo mamíferos, que adoeceram em consequência da gripe aviária H5N1. Casos já foram confirmados nos Estados Unidos, no Chile, na Argentina e no Peru. No cenário brasileiro, apenas aves marinhas foram contaminadas pelo vírus, ou seja, a circulação é bastante limitada.

Até o momento, o Ministério da Saúde reforça que “não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil”. No atual entendimento, apenas pessoas que estão em contato com aves doentes, vivas ou mortas, é que têm risco de infecção. A transmissão não ocorre pelo consumo de carnes e nem de ovos.

Continua após a publicidade

“De acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”, acrescenta a pasta. Inclusive, é o que se observou recentemente nos EUA, onde um homem de 40 anos foi infectado.

Não entre em contato com aves contaminadas

Para evitar qualquer risco de transmissão de animais para humanos, o Mapa orienta que as pessoas acionem veterinários locais caso encontrem aves doentes. Os indicadores da gripe aviária incluem andar cambaleante e pescoço deitado. Outro ponto de atenção é uma região em que um grande número de pássaros está morto, sem causa aparente. Se possível, uma notificação do caso deve ser feita através do sistema e-Sisbravet.

Fonte: Ministério da Saúde