Publicidade

Governo divulga lista com marcas de 'café fake' impróprias para consumo; confira

Por  | 

Compartilhe:
Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, na última sexta-feira (23), uma lista com três marcas de “café fake” consideradas impróprias para consumo: Oficial, Melissa e Pingo Preto.

De acordo com o Mapa, as três marcas receberam essa classificação após análises laboratoriais confirmarem o descumprimento dos padrões estabelecidos pela Portaria nº 570, de 9 de maio de 2022.

“Esse produto desafia os órgãos competentes de fiscalização, desrespeita o produto e negligencia a isonomia do mercado. Um produto sem a segurança do alimento, sem a devida homologação, portanto, sem o compromisso, que coloca em risco a saúde do consumidor”, destaca Celírio Inácio, diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Irregularidades no café

As marcas de “café fake” foram proibidas pelo Mapa por apresentarem a presença de impurezas e matérias estranhas acima do limite de 1% permitido pela legislação brasileira. Com isso, os produtos não atenderam aos requisitos mínimos de qualidade previstos.

“As irregularidades detectadas incluem a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, bem como níveis de micotoxinas superiores aos tolerados pela legislação vigente. Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, informou o ministério em comunicado.

As matérias estranhas apontadas pelo órgão federal incluem grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas são elementos típicos da lavoura, como cascas e paus. 

Confira, abaixo, a lista com as marcas e os lotes desclassificados:

Em nota, a fabricante do Café Melissa informou que não induz o consumidor ao erro, pois o rótulo é claro quanto à finalidade e composição. A empresa afirmou que o produto não é comercializado como “café torrado e moído” e que não utiliza exclusivamente grãos de café, mas sim uma outra formulação que cumpre as normas da Anvisa.

Orientação aos consumidores

Continua após a publicidade

A orientação do Mapa é que os consumidores que adquiriram produtos das marcas listadas deixem de consumi-los imediatamente. O Código de Defesa do Consumidor permite que os clientes solicitem a substituição do produto.

Outra recomendação é sempre suspeitar de marcas desconhecidas que oferecem o produto com preços muito abaixo da média do mercado. Consumidores também devem procurar pelo selo de qualidade da ABIC nas embalagens de café antes de realizarem a compra.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | MOLHE O CAFÉ ANTES DO PREPARO

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária; Agência Brasil

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*