7 formas de passar a gostar de um alimento que você odeia
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

É muito comum ter repulsa a uma comida específica. Mas você sabia que é possível passar a gostar de um alimento que você odeia? As preferências alimentares são resultados da genética e do próprio ambiente. Além disso, bactérias do intestino podem "escolher" suas comidas favoritas.
- Umami: conheça o quinto gosto básico do paladar humano
- Cientistas descobrem sexto sabor detectado pela língua
Considerando que o ambiente cultural e os alimentos a que estamos expostos moldam as preferências, estas podem ser aprendidas. Estudos já afirmaram que as influências ambientais nas preferências alimentares mudam entre a infância e a idade adulta.
A capacidade de superar a repulsa por determinados alimentos vem do contexto social em que são consumidos, como a cerveja e o café, por exemplo. Pesquisadores revelam que há estratégias capazes de ajudar a aprender a desfrutar de alimentos que você na verdade não gosta.
1. Misturar outros ingredientes
Normalmente, os alimentos a que rejeitamos são amargos — muitos remédios são amargos, por isso temos dificuldade em tomar, por exemplo. Mas considerando que alguns alimentos saudáveis também têm um quê de amargor, uma das técnicas para começar a se acostumar é mascarar essa característica com outros ingredientes.
2. Várias tentativas
Para aprender a gostar de um determinado alimento, a pessoa também deve insistir. Consumir uma pequena quantidade desse item de cada vez pode ser uma técnica que ajuda a fazer com que se acostume com aquele sabor.
3. Aproveitar a fome
Já ouviu dizer que a fome é o melhor tempero? Os especialistas recomendam aproveitar a situação para experimentar novas comidas.
Quando estamos de estômago cheio, a tendência é selecionar mais os sabores. Uma vez com fome, tudo fica mais convidativo.
4. Comer num ambiente divertido
Outra dica para saborear aquele alimento que você não gosta é fazer isso em um contexto positivo. Por exemplo: deixe para comer quando está rodeado de pessoas que gosta, em um ambiente divertido e descontraído.
5. Lembrar dos benefícios
Alguns alimentos podem não ser saborosos, mas ainda assim representar um grande acréscimo para a saúde, como a rúcula ou as folhas em geral. Por isso, se a ideia é aderir a uma dieta mais saudável, você pode se segurar a esse argumento justamente para convencer a si mesmo de que deve superar essa barreira do desgosto.
6. Experimentar desde cedo
Quanto mais cedo uma pessoa experimentar novos tipos de comida, mais fácil vai lidar com a diversidade alimentar. Por isso, se quiser que seus filhos sejam acostumados a consumir muitas verduras e alimentos que são saudáveis, mas que normalmente são rejeitados, a dica é apresentar desde a infância.
7. Quanto mais, melhor
Para passar a gostar de um alimento que você odeia, é válido entender que, quanto mais alimentos gostar, mais fácil será aprender a gostar dos outros que surgirem em seu caminho. Experimentar novidades sem preconceitos é questão de prática, e pode te levar a um universo de possibilidades!
Fonte: The Conversation, The American Journal of Clinical Nutrition, Elsevier