Publicidade

Fiocruz anuncia entrega de vacinas AstraZeneca nesta semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 13h20

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato Elements
FabrikaPhoto/Envato Elements

Se você tinha que tomar o imunizante da AstraZeneca nos últimos dias e acabou tomando outro, foi porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado. Mas no fim de semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que haverá novas entregas da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 ao longo da semana. Por enquanto, o número de doses disponibilizadas ainda não foi divulgado.

A última entrega realizada pela Fiocruz aconteceu em 27 de agosto, com direito a liberação de 3,5 milhões de vacinas. No último dia 2, a fundação chegou a anunciar que a próxima entrega ocorreria entre os dias 13 e 17 de setembro.

Desde o começo de 2021, a Fiocruz já fez uma entrega de aproximadamente 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde. Dentro desse número, 87,9 milhões de doses foram produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e 4 milhões foram importadas prontas da Índia.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o número de doses produzidas no Brasil ultrapasse 100 milhões na próxima semana, contando com as vacinas já entregues e as que ainda estão em produção e controle de qualidade. Foi o próprio gerente do projeto de implementação da vacina covid-19 em Bio-Manguinhos, Fábio Henrique Gonçalez, que apresentou essa estimativa. Durante a Jornada Nacional de Imunizações, Gonçalez também levantou a possibilidade de produzir neste ano 14 milhões de doses totalmente fabricadas no Brasil.

Fonte: Agência Brasil