Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fertilidade dos homens diminui com a idade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Agosto de 2022 às 09h35

Link copiado!

Jill Sauve/Unsplash
Jill Sauve/Unsplash

Atualmente, os homens agora têm filhos com a idade média de quase 34 anos, em comparação com cerca de 29 anos, a média da década de 1970. Existe o equívoco de que apenas as mulheres enfrentam dificuldades de fertilidade à medida que envelhecem, mas a fertilidade dos homens também diminui com a idade, conforme ressalta a comunidade científica.

A idade parece afetar negativamente a qualidade do esperma e reduzir a fertilidade, além de aumentar a probabilidade de aborto e problemas de saúde em crianças (particularmente autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar e leucemia infantil).

A primeira coisa a se fazer para se alcançar a melhor chance possível quando quiser ter filhos é prestar atenção no estilo de vida. Os especialistas sugerem que muitos fatores de estilo de vida diferentes podem afetar a fertilidade de um homem. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool pode fazer a diferença, além da busca por uma dieta saudável.

Continua após a publicidade

No entanto, a idade representa um fator fundamental. Com isso, os médicos recomendam considerar isso no momento de planejar ter filhos.

Acontece que a fertilidade de uma mulher diminui mais rapidamente do que a de um homem, portanto, a recomendação dos especialistas envolvidos em estudos sobre esse assunto é estabelecer conversas francas sobre o desejo de paternidade, principalmente para evitar futuras discussões e decepções.

Por outro lado, novas tecnologias continuam a ser desenvolvidas, o que pode ajudar as pessoas a aumentar suas chances de se tornarem pais na meia-idade e na velhice. Para se ter uma noção, o congelamento de óvulos é um fenômeno crescente e alguns médicos sugerem que o congelamento de esperma na idade adulta jovem pode ajudar os homens a ter filhos mais tarde na vida, usando o esperma da melhor qualidade.

Embora a ciência caminhe a passos sutis rumo a uma reprodução humana inovadora, a fertilidade dos homens ainda é um assunto que intriga a comunidade.

Fonte: The Conversation, IFL Science