Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Poluição por combustíveis fósseis reduz fertilidade, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Dezembro de 2021 às 15h53

Link copiado!

manfredxy/envato
manfredxy/envato

A poluição causada pela queima de combustível fóssil está interligada com a queda nas taxas de fertilidade. Essa foi a conclusão tirada por uma revisão publicada na revista científica Nature Reviews Endocrinology nesta quarta-feira (15).

Segundo o artigo, essa queda nas taxas de fertilidade surgiu no início da industrialização, e a tendência pode levar a um desequilíbrio demográfico. A equipe menciona taxas crescentes de infertilidade humana devido a razões biológicas, incluindo 74 mil casos anuais de câncer testicular, redução na qualidade de espermatozoides e óvulos e aumento no número de malformações congênitas.

A revisão relembra que os combustíveis fósseis já foram encontrados no sangue, urina, sêmen, placenta, leite materno e tecido adiposo dos seres humanos, e que muitos poluentes de combustíveis fósseis interferem nos sistemas hormonais do corpo e têm um efeito negativo na saúde reprodutiva.

Continua após a publicidade

A revisão aponta que em alguns estudos científicos anteriores, roedores chegaram a passar por mudanças genéticas que afetam as habilidades reprodutivas, uma vez expostos à desregulação endócrina por produtos químicos tóxicos.

Experimentos feitos anteriormente apontaram que a reprodutividade feminina e masculina é afetada de maneira diferente, ainda que diante dos mesmos níveis de exposição. Segundo os pesquisadores, o início da gestação é um período particularmente sensível para a exposição a poluição por combustíveis fósseis.

Fonte: Nature Reviews Endocrinology