Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fake news do afélio: saiba o que realmente melhora sua saúde no inverno

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Maio de 2022 às 15h30

Link copiado!

gpointstudio/envato
gpointstudio/envato

Corre nas redes um texto sobre o fenômeno afélio que sugere que, pelo fato de a Terra estar longe do Sol, o clima será mais frio. Como já mencionamos, isso é falso: essas distâncias não são o suficiente para afetar o clima do planeta. O material também erra em dizer que é preciso tomar muitas vitaminas e suplementos para ter mais saúde no inverno.

Especialistas alertam que, embora a vitamina C ajude a diminuir a duração dos sintomas do resfriado, como coriza e dor de garganta, não há comprovação científica de que tomar altas doses possa prevenir a doença. Além disso, nenhum suplemento de reforço imunológico pode impedir uma pessoa de pegar gripe.

Tomar muitos suplementos pode ser considerado por alguns cientistas como um "desperdício", considerando que quaisquer vitaminas e minerais extras que seu corpo não absorve serão apenas descartados pelo organismo.

Continua após a publicidade

Entretanto, no caso da vitamina D, existe o risco de tomar em excesso. Esse nutriente ajuda na absorção de cálcio, então o excesso pode realocar o cálcio para outros tecidos, e não apenas para os ossos, como deveria ser. Trata-se da hipercalcemia, que pode ser fatal e é a mais comum desordem metabólica associada ao câncer.

Fake news do afélio

O texto errôneo a respeito do afélio, compartilhado em vários idiomas, em diferentes redes sociais, diz o seguinte:

A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto. Teremos um clima frio mais do que o clima frio anterior, o que afetará a gripe, tosse, falta de ar, etc. Portanto, vamos todos aumentar a imunidade bebendo ou tomando muitas vitaminas e/ou suplementos para que nossa imunidade seja forte. A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90.000.000 km. O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais. Assim, o ar fica mais frio e o impacto no corpo não é bom porque ele não está acostumado com essa temperatura. Por esse motivo, manter nossas condições de saúde para nos mantermos saudáveis ​​com tais condições climáticas... Não deixe que isso seja uma desculpa para a próxima fase do Corona. NOTA: Por favor, compartilhe esta informação
Continua após a publicidade

É correto afirmar que o afélio é um fenômeno em que a distância entre a Terra e o Sol aumenta para 152 milhões de quilômetros. No entanto, é uma mudança de apenas 1,7% em relação à distância média, de 150 milhões.

Como ser mais saudável no inverno

A recomendação é que obter suas vitaminas e minerais na forma de alimentos é sempre melhor. A alimentação saudável e diversificada ​​já contém uma mistura ideal de diferentes vitaminas e minerais.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, alguns alimentos podem melhorar o sistema imunológico, como o iogurte, já que os probióticos são bactérias intestinais benéficas que apoiam o sistema imunológico; leguminosas (por exemplo, feijão, grão de bico, lentilha); grãos integrais (por exemplo, aveia, cevada) e peixe, que é rico em ômega 3 e vitaminas B12 e D.

Outro alerta referente às épocas mais frias é a diminuição da exposição à luz solar, já que a tendência é se cobrir mais. A luz do Sol contribui para a produção de vitamina D, então uma dica é buscar a exposição ao Sol cerca de cinco minutos por dia.

O mais importante é tomar a vacina contra a gripe, para aumentar a proteção contra a doença ou, pelo menos, minimizar a duração e a intensidade dos sintomas. Felizmente, a vacinação já começou aqui no Brasil, limitada por enquanto a alguns grupos prioritários, como gestantes, indígenas, crianças, pessoas com deficiência ou comorbidades. A partir do dia 3 de junho, qualquer pessoa poderia ser imunizada contra a gripe na UBS mais próxima.

Fonte: Discovery Vitality, Wired