Publicidade

Existe um parasita que pode te deixar mais atraente? Este estudo diz que sim

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Maio de 2022 às 13h30

Link copiado!

Elisa Photography/Unsplash
Elisa Photography/Unsplash

Existe um parasita chamado Toxoplasma gondii, que pode tornar mais atraente as pessoas infectadas. A sugestão vem de um estudo publicado na revista PeerJ. Para chegar a essa descoberta, cientistas reuniram alguns indivíduos, mostraram fotografias e perguntaram a eles se os modelos eram atraentes ou não. Assim, notaram que homens e mulheres infectados pelo parasita acabaram sendo classificados como mais atraentes.

Com isso, os pesquisadores notaram que homens e mulheres infectados pelo parasita acabaram sendo classificados como mais atraentes e com aparência mais saudável do que indivíduos não infectados. O caso é que o parasita tem sido associado a uma grande variedade de distúrbios neurológicos, incluindo esquizofrenia e episódios psicóticos.

Logo, a teoria dos cientistas é que alguns dos efeitos podem beneficiar os infectados justamente para beneficiar o parasita também, ajudando posteriormente em sua transmissão. Em um estudo anterior, ratos machos infectados com Toxoplasma tiveram preferência das fêmeas como parceiros sexuais.

Continua após a publicidade

Algumas evidências sugerem que homens com níveis mais altos de testosterona são mais propensos à infecção pelo parasita. Um outro ponto de vista é que o parasita pode ser capaz de alterar sutilmente o fenótipo do hospedeiro, manipulando substâncias químicas no corpo do animal, como neurotransmissores e hormônios.

Além disso, as mulheres portadoras do parasita apresentaram menor massa corporal e menor IMC do que as não infectadas, e relataram maior número de parceiros sexuais. Os pesquisadores teorizam, ainda, que a infecção pelo T. gondii pode produzir alterações na simetria facial de seus hospedeiros por meio de alterações em variáveis ​​endocrinológicas.

O parasita também pode influenciar a taxa metabólica nos hospedeiros, mas todas essas teorias ainda precisam ser aprofundadas futuramente, o que demanda um número maior de participantes.

Continua após a publicidade

Fonte: PeerJ via Science Alert