Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA autorizam spray nasal que reverte overdoses por fentanil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Maio de 2023 às 11h56

Link copiado!

Astrakanimages/Envato Elements
Astrakanimages/Envato Elements

Para conter a onda de overdoses provocadas por fentanil e outros tipos de opioides, as autoridades dos Estados Unidos buscam novas formas de tratamento. Nesse cenário, a agência Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso do remédio Opvee, da Indivior. Este é o primeiro spray nasal de cloridrato de nalmefeno licenciado no país para pessoas com mais de 12 anos, vendido com receita médica.

Recentemente, a FDA aprovou a venda sem receita de outro spray para casos de intoxicação por fentanil, o Narcan (naloxona). Por lá, o medicamento já era usado, mas a prescrição médica era obrigatória. Em relação ao novo spray, são diferentes mecanismos de ação e princípios ativos.

Quando usar o spray para contar overdose por fentanil?

Continua após a publicidade

“Apesar de nosso esforço coletivo para conter o abuso de opioides na América, o vício pode acometer qualquer um, e milhões de pessoas correm o risco não apenas de overdose de opioides, mas também de envenenamento por opioides sintéticos ilícitos, como o fentanil”, explica Jerome Adams, da Purdue University, em comunicado. Para entender, medicamentos do mercado ilícito podem conter fentanil na sua composição.

“Com o [spray] Opvee, os socorristas terão uma opção de medicação para resgate de ação rápida e prolongada para combater a atual epidemia de opioides e salvar vidas”, acrescenta o especialista sobre os potenciais usos do medicamento, que deve chegar ao mercado até o final deste ano.

Efeito do spray em casos de overdose

Continua após a publicidade

Nos testes clínicos, os cientistas descobriram que o medicamento consegue reverter um quadro de overdose, se for aplicado rapidamente. Por exemplo, a depressão respiratória já começa a ser revertida entre 2,5 a 5 minutos da aplicação do spray. Além disso, o efeito sedativo e o quadro de hipotensão (baixa pressão arterial) apresentam melhoras gradualmente.

Neste primeiro momento, a autorização da FDA libera o uso do medicamento apenas por serviços de saúde e ambientes médicos, já que a receita é obrigatória. No futuro, como ocorreu com o Narcan, é possível sugerir que a venda se torne livre, facilitando o acesso.

Crise dos opioides nos EUA

Vale lembrar que, hoje, um dos maiores problemas de saúde pública nos EUA é a questão dos opioides. Por ano, as autoridades de saúde registram mais de 103 mil overdoses fatais. Na maioria dos casos, são provocados por opioides sintéticos, como o fentanil ilícito.

Continua após a publicidade

No Brasil, a questão do fentanil ilícito ainda é incipiente. No começo deste ano, equipes policiais apreenderam o primeiro lote da droga no Espírito Santo. Para evitar um cenário semelhante ao norte-americano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já indicou alguns caminhos que poderiam ser seguidos pelas autoridades brasileiras. Por aqui, outro desafio emergente é a “maconha sintética”, conhecida como K2, K4 e K9.

Fonte: FDA e Indivior