Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spray de naloxona: EUA aprovam 1º antídoto de fentanil com venda livre

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Março de 2023 às 12h23

Link copiado!

astrakanimages/envato
astrakanimages/envato

Para controlar a epidemia de overdoses por opioide, os Estados Unidos buscam novas estratégias para conter o uso ilícito de fentanil. Entre as novas medidas, a agência Food and Drug Administration (FDA) autorizou, nesta quarta-feira (29), a venda do primeiro antídoto para casos de overdose, comercializado sem receita médica (venda livre). É um spray nasal com naloxona (princípio ativo), comercialmente chamado de Narcan.

Vale explicar que a naloxona consegue reverter, de forma rápida, os efeitos da overdose de opioides. Dessa forma, é considerado o tratamento padrão para casos em que usuário recebe altas concentrações de fentanil, por exemplo. Neste contexto, a estratégia da FDA é facilitar o acesso a tratamentos eficazes e baratos, numa tentativa de salvar vidas.

Inclusive, o spray nasal com naloxona é autorizado desde 2015 nos EUA, sendo considerado seguro e eficaz. A questão é que, até então, a sua compra dependia da apresentação de uma receita médica. Agora, a nova decisão permite que o composto contra o uso abusivo do fentanil seja comercializado em farmácias, mercearias, postos de gasolina e e-commerces de forma livre.

Continua após a publicidade

Spray de naloxona e o problema do fentanil nos EUA

Na área da saúde pública, a crise provocada pelos opioides sintéticos é um dos maiores problemas, hoje, nos EUA. Segundo o governo, mais de 100 mil casos de overdoses fatais foram relatados no país no último ano. Em comum, a maioria dos quadros estava relacionado com o uso do fentanil ilícito.

Neste contexto, o comissário da FDA, Robert M. Califf, destaca as vantagens da estratégia que busca facilitar o acesso a um tratamento eficaz para estes casos de vida ou morte. “A aprovação do spray nasal de naloxona melhorará o acesso à naloxona, aumentará o número de locais onde está disponível e ajudará a reduzir as mortes por overdose de opioides em todo o país", explica.

Continua após a publicidade

Além disso, Califf pontua que a FDA incentiva que a fabricante, a Emergent BioSolutions, tenha como prioridade facilitar o acesso ao medicamento com naloxona, "disponibilizando-o o mais rápido possível e a um preço acessível”.

Quem pode usar o remédio que controla a overdose?

Cabe destacar que o uso do medicamento é bastante abrangente, podendo ser usado até por pessoas com menos de 18 anos, caso seja necessário. Sobre o mecanismo de uso, cada caixa do remédio deve conter duas doses de 4 miligramas. Na maioria dos casos, uma única dose será o suficiente para o controlar o caso de overdose provocado pelo fentanil. Caso isso não ocorra, é possível usar a segunda dose que vem no kit.

Fonte: FDA