Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo revela como a esquizofrenia impacta o cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Janeiro de 2023 às 20h50

Link copiado!

Aew/Rawpixel
Aew/Rawpixel

Não é de hoje que a ciência busca entender como é o cérebro de uma pessoa com esquizofrenia, mas um recente estudo publicado na revista científica Molecular Psychiatry mostrou, pela primeira vez, maiores detalhes dos impactos cerebrais proporcionados por tal condição.

O estudo revela que a esquizofrenia pode estar relacionada com alterações na vascularização de determinadas regiões do cérebro: células neurais (astrócitos) derivadas de pacientes com a doença induzem a formação de um maior número de vasos, o que pode afetar a rede vascular de algumas áreas cerebrais.

Os pesquisadores lançam luz sobre a diminuição no fluxo metabólico (produção de energia) em certas regiões cerebrais, o que reforça o papel dos astrócitos como um elemento central da doença. Essa compreensão pode ajudar a comunidade médica a lidar melhor com a condição, no futuro.

Continua após a publicidade

Os responsáveis pelo artigo explicam que estudos anteriores já haviam sugerido que tanto anormalidades moleculares quanto funcionais dos astrócitos poderiam estar envolvidas na patogênese da esquizofrenia, e através dessa nova análise, foi possível comprovar essa relação. Para isso, o grupo fez experimentos com células-tronco.

Conforme indica o artigo, os astrócitos derivados de pacientes com esquizofrenia apresentavam um perfil crônico de inflamação. Levando em consideração que os astrócitos são células neurais que regulam a resposta imune, a teoria dos pesquisadores é que eles estejam promovendo uma vascularização mais imatura ou menos eficiente.

Esquizofrenia

Continua após a publicidade

Os principais sintomas da esquizofrenia são os delírios (ideias ou pensamentos que não correspondem à realidade, mas que a pessoa tem convicção absoluta), alucinações (percepções irreais dos órgãos dos sentidos, como ouvir vozes) e ideias confusas/desconexas.

A pessoa esquizofrênica também perde a capacidade de expressar suas emoções e de reagir emocionalmente às situações. Vale perceber, ainda, que a esquizofrenia geralmente evolui em episódios agudos, em que aparecem vários desses sintomas.

Fonte: Molecular Psychiatry via Fapesp