Estudo relaciona casos de esquizofrenia ao consumo de cannabis

Estudo relaciona casos de esquizofrenia ao consumo de cannabis

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 27 de Julho de 2021 às 13h40
Christopher Ott/Unsplash

Um novo estudo da Centro de Pesquisa de Copenhagen para Saúde Mental publicado na revista científica JAMA Psychiatry apontou uma relação forte e crescente entre fumar maconha e desenvolver doenças mentais, sobretudo esquizofrenia.

A equipe de cientistas examinou registros médicos de 7,2 milhões de pessoas na Dinamarca e identificou uma ligação entre o transtorno por uso recreativo de cannabis. Com limitações, o estudo não pode realmente determinar uma ligação causal entre fumar maconha e desenvolver esquizofrenia, uma vez que existem muitos outros fatores a serem analisados.

Os pesquisadores citaram tendências como o aumento do uso de cannabis na Dinamarca, a erva ficando mais potente ao longo dos anos e outros estudos anteriores sugerindo uma interação entre a cannabis e os fatores de risco da esquizofrenia.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Matthew Brodeur/Unsplash)

O grupo cita, ainda, que as descobertas terão que ser replicadas em outro lugar antes que conclusões firmes possam ser tiradas, mas reafirma a existência de padrões semelhantes em lugares onde o consumo de cannabis aumentou.

"Os resultados dessas análises mostram que a proporção de casos de esquizofrenia associada ao  uso de cannabis aumentou de 3 a 4 vezes durante as últimas 2 décadas, o que é esperado, dados os aumentos descritos anteriormente no uso e na potência da cannabis. Essa descoberta tem ramificações importantes em relação à legalização e controle do uso de cannabis", apontam os pesquisadores.

O estudo completo pode ser encontrado aqui

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.