/i479870.jpeg)
Estudo relaciona casos de esquizofrenia ao consumo de cannabis
Um novo estudo da Centro de Pesquisa de Copenhagen para Saúde Mental publicado na revista científica JAMA Psychiatry apontou uma relação forte e crescente entre fumar maconha e desenvolver doenças mentais, sobretudo esquizofrenia.
- Esquizofrenia: o que é, quais são os sintomas e como tratar
- Novo estudo aponta esquizofrenia como fator de risco para COVID-19
- Novo experimento leva cientistas a entenderem melhor a esquizofrenia
A equipe de cientistas examinou registros médicos de 7,2 milhões de pessoas na Dinamarca e identificou uma ligação entre o transtorno por uso recreativo de cannabis. Com limitações, o estudo não pode realmente determinar uma ligação causal entre fumar maconha e desenvolver esquizofrenia, uma vez que existem muitos outros fatores a serem analisados.
Os pesquisadores citaram tendências como o aumento do uso de cannabis na Dinamarca, a erva ficando mais potente ao longo dos anos e outros estudos anteriores sugerindo uma interação entre a cannabis e os fatores de risco da esquizofrenia.

O grupo cita, ainda, que as descobertas terão que ser replicadas em outro lugar antes que conclusões firmes possam ser tiradas, mas reafirma a existência de padrões semelhantes em lugares onde o consumo de cannabis aumentou.
"Os resultados dessas análises mostram que a proporção de casos de esquizofrenia associada ao uso de cannabis aumentou de 3 a 4 vezes durante as últimas 2 décadas, o que é esperado, dados os aumentos descritos anteriormente no uso e na potência da cannabis. Essa descoberta tem ramificações importantes em relação à legalização e controle do uso de cannabis", apontam os pesquisadores.
O estudo completo pode ser encontrado aqui.
Fonte: Futurism
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.