Estudo da USP calcula que bolacha pode tirar 40 min de vida; calma, banana ajuda
Por Lillian Sibila Dala Costa |

Uma equipe de cientistas que inclui vários brasileiros desenvolveu um cálculo para estimar o quanto um alimento encurta ou estende o tempo de vida humano — ou melhor, o quanto de vida saudável as comidas garantem. Um exemplo são as bolachas recheadas, das quais estima-se que 115 gramas reduzem a expectativa de vida saudável em 40 min, enquanto a banana aumenta o número em 8 minutos.
- Será que nós conseguiríamos sobreviver comendo apenas um tipo de alimento?
- O que são alimentos ultraprocessados e como eles agem no corpo e cérebro
Esses números, é claro, não são literais, mas levam em conta inúmeros fatores. Os cientistas consideraram o custo ambiental da produção de cada alimento, como emissões de gás carbono e uso de água no processamento, mas analisaram principalmente o impacto dos alimentos no surgimento de doenças. Para isso, foi feita uma versão brasileira do Índice Nacional de Saúde (HENI) americano.
Alimentos encurtam o tempo de vida?
Os responsáveis pela pesquisa são da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Para obter informações sobre a dieta dos brasileiros, a equipe usou dados do Índice Nacional de Alimentação (INA), revelando o consumo de 1141 alimentos e bebidas diferentes. Com dados do Observatório do Clima, descobriu-se que o Brasil emitiu 2,3 milhões de toneladas de CO2 para produção de comida em 2022.
Juntando os dados, foram selecionados os 33 alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, revelando seu impacto na saúde e custo ambiental de produção. Os mais custosos são os derivados de animais, especialmente carne vermelha, enquanto os de origem vegetal custam menos ao meio ambiente e são mais saudáveis. Quanto mais processados os alimentos, mais prejudiciais são à saúde.
Segundo o INA, a alimentação do brasileiro mostra prejuízo à saúde, chegando a uma média de -5,89 minutos — isso quer dizer que o que comemos diminui os anos de vida sem doenças. É claro que uma única bolacha recheada não gera esse número, mas sim o consumo contínuo delas ou de outros alimentos ultraprocessados.
Alguns alimentos prejudiciais são:
- Pizza de mussarela: -9,76 minutos;
- Biscoito salgado: -19,48 min;
- Carne bovina: -21,86 min;
- Margarina com ou sem sal: -24,76 min;
- Carne suína: -36,09 min;
- Bolacha recheada: -39,69 min;
- Carne seca: -61,15 min.
Alimentos saudáveis:
- Arroz com feijão: +2,11 min;
- Feijão: +6,53 min;
- Banana: +8,08 min;
- Peixe de água doce: +17,22 min;
- Açaí com granola: +41,43 min.
Leia mais:
- É possível cada país produzir todo seu alimento em seu território?
- 5 alimentos considerados cancerígenos pela OMS
- Ganho de peso tem relação com tipo de alimento, e não com quantidade, diz estudo
VÍDEO: 3 apps sobre alimentação saudável #Shorts