Publicidade

Estudo aponta fatores de risco para covid grave em crianças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Janeiro de 2022 às 15h40

Link copiado!

August de Richelieu / Pexels
August de Richelieu / Pexels

Em novo estudo publicado nesta terça (11) na JAMA Network Open, pesquisadores da Universidade de Calgary e da UC Davis buscaram entender os fatores de risco para covid grave em crianças. Para isso, o grupo acompanhou a situação de 3.200 crianças que procuraram um serviço de emergência por conta da doença.

Do número total de crianças, os pesquisadores notaram que 107 (3%) tiveram resultados graves — como complicações cardíacas, problemas neurológicos ou infecciosos — dentro de duas semanas após visitar uma sala de emergência, enquanto 735 (23%) foram hospitalizadas para tratamento. Quatro crianças morreram.

"O estudo procurou quantificar a frequência e os fatores de risco para resultados graves em crianças com covid-19. Descobrimos que condições crônicas pré-existentes e duração dos sintomas foram fatores de risco importantes para resultados graves", afirma um dos autores do estudo, Dr. Stephen Freedman, em entrevista ao Medical Xpress.

Continua após a publicidade

Segundo a análise, crianças que receberam alta do departamento de emergência raramente desenvolvem sintomas mais graves no futuro. "Não há tratamentos específicos para covid grave em crianças no momento, e faltam dados detalhados, portanto o estudo oferece informações importantes no atendimento infantil", conclui Freedman.

No Brasil, a vacinação infantil contra covid-19 começa na próxima sexta (14), contemplando o público de 5 a 11 anos. Mais de 20 milhões de doses da Pfizer foram encomendadas pelo Ministério da Saúde para o primeiro trimestre de 2022.

Fonte: JAMA Network Open via Medical Xpress