Publicidade

Esses alimentos são capazes de aumentar os sintomas da enxaqueca

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Outubro de 2022 às 11h15

Link copiado!

twinsterphoto/Envato
twinsterphoto/Envato

Você sabia que alguns alimentos são capazes de aumentar ou reduzir os sintomas da cefaleia (popularmente conhecida simplesmente como "dor de cabeça")? Diversos estudos já relacionaram o potencial de diversas substâncias em aumentar a enxaqueca.

O que não comer e beber se tiver enxaqueca?

Abaixo, você descobre quais alimentos a ciência já sabe que podem piorar os sintomas da enxaqueca e, se possível, evite ingeri-los quando estiver sofrendo de cefaleia:

Continua após a publicidade

Vinho

Os sulfitos, usados ​​como conservantes no vinho tinto, estão incluídos na lista de alimentos que desencadeiam enxaquecas. O álcool em qualquer bebida causa aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e também pode resultar em desidratação, o que leva a desencadear a dor de cabeça. Se a pessoa já está passando por um período de cefaleia frequente, a situação fica ainda pior.

Queijo

Os especialistas também indicam que o queijo pode ser um verdadeiro vilão nessas horas. Não há muita pesquisa sobre o queijo como um gatilho de enxaqueca, mas a teoria é que se trata de uma substância chamada tiramina, que se forma à medida que as proteínas do queijo se decompõem ao longo do tempo. Quanto mais tempo um queijo envelhece, mais tiramina ele tem.

Continua após a publicidade

Molho de soja

Já o glutamato monossódico (MSG) , encontrado no molho de soja e como aditivo alimentar em muitos outros alimentos, causa cólicas, diarreia e uma dor de cabeça horrível em 10 a 15% das pessoas que já sofrem de enxaqueca. O que acontece é que o molho de soja também é muito salgado, o que pode levar à desidratação, outro possível gatilho de dor de cabeça.

Sorvete

Continua após a publicidade

Esse é um clássico! Quem nunca sentiu o sorvete congelar o cérebro depois de uma colherada? A dor de cabeça proporcionada quando os vasos sanguíneos do céu da boca se contraem muito rápido por causa da súbita queda de temperatura, antes de dilatar novamente.

Banana

A banana pode desencadear enxaquecas em pessoas sensíveis à tiramina, a mesma substância encontrada no queijo envelhecido. Estudos mostram que a casca tem cerca de 10 vezes mais tiramina que a polpa da banana. Por enquanto, ainda não há estudos que tenham atingido conclusões concretas sobre isso, mas você pode querer evitar aqueles pedaços fibrosos de casca interna que grudam na sua banana, já que a ideia é evitar a cefaleia.

Fonte: Cleveland Clinic, Everyday Health