5 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios

5 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 11 de Agosto de 2021 às 17h30
Anh Nguyen /Unsplash

Se você sofre com dor de cabeça forte e frequente, o ideal é procurar um médico, pois pode ser algo mais sério e relacionado a outro problema de saúde. No entanto, se de vez em quando a dor de cabeça te pega desprevenido, pode ser que alguns hábitos ou truques possam ajudar a driblá-la, sem que seja necessária a automedicação. Veja algumas dicas:

1. Vitaminas do complexo B

As vitaminas B são um grupo de micronutrientes solúveis em água que desempenham muitas funções importantes no corpo: contribuem para a síntese de neurotransmissores e ajudam a transformar alimentos em energia. Dito isso, algumas vitaminas B podem ter um efeito protetor contra dores de cabeça.

Os suplementos de vitamina B, riboflavina (B2), ácido fólico, B12 e piridoxina (B6) podem reduzir os sintomas de dor de cabeça. As vitaminas do complexo B são uma forma segura e econômica de tratar naturalmente a dor, uma vez que são solúveis em água e o excesso acaba sendo eliminado pela urina.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

2. Chá de gengibre

A raiz de gengibre contém muitos compostos benéficos, incluindo antioxidantes e substâncias antiinflamatórias. Um estudo já chegou a apontar que 250 mg de pó de gengibre é tão eficaz quanto o sumatriptano (um medicamento usado para dor de cabeça) na redução da dor e da enxaqueca. O gengibre também ajuda a reduzir náuseas e vômitos, sintomas comuns associados a fortes dores de cabeça.

Determinadas bebidas, como chá de gengibre, podem ajudar a fazer a dor de cabeça passar (Imagem: twenty20photos/Envato)

3. Ioga e meditação

Além de aliviar o estresse, aumentar a flexibilidade, diminuir a dor e melhorar sua qualidade de vida geral, ioga pode até ajudar a reduzir a intensidade e a frequência das dores de cabeça. Um estudo já investigou os efeitos do ioga em pessoas com enxaquecas crônicas e notou que a frequência e a intensidade da dor de cabeça foram reduzidas. Outra pesquisa também descobriu que pessoas que praticavam ioga por três meses tiveram uma redução significativa na frequência, gravidade e sintomas associados da dor de cabeça, em comparação com aquelas que não praticavam. O mesmo vale para a meditação bem no comecinho do dia.

4. Compressas de água fria

Usar uma compressa fria também pode ajudar a reduzir os sintomas de dor de cabeça. Acontece que aplicar compressas frias ou congeladas na área do pescoço ou da cabeça diminui a inflamação, retarda a condução nervosa e contrai os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a dor de cabeça. Um artigo já mostrou que a aplicação de uma bolsa de gel fria na cabeça reduziu significativamente a dor. Se você não tem essas bolsinhas de gel em casa, basta fazer uma compressa fria com um saquinho de gelo e embrulhar em uma toalha macia, para depois aplicar no local da dor por, no máximo, 15 minutos.

5. Café

Bebidas com cafeína, como chá ou café, podem ser aliadas para a dor de cabeça — mas cuidado: a cafeína também pode ser uma faca de dois gumes, principalmente se você sofre de enxaqueca. É que a cafeína aumenta o estado de alerta e contrai os vasos sanguíneos, o que pode ter um efeito positivo nos sintomas de dor de cabeça, mas negativo nas crises de enxaqueca, potencializando ainda mais o problema. Aliás, a cafeína em dose certa também ajuda a aumentar a eficácia de medicamentos comuns usados ​​para tratar dores de cabeça, associada a dipirona e paracetamol, por exemplo. Normalmente, esses remédios para dor trazem uma quantidade combinada de 50 mg de cafeína por comprimido, o que equivale a uma xícara pequena de café espresso.

No entanto, a abstinência de cafeína também pode causar dores de cabeça se uma pessoa consumir regularmente grandes quantidades da substância e parar repentinamente. Portanto, as pessoas que têm dores de cabeça frequentes devem estar atentas ao quanto consomem de cafeína diariamente.

Fonte: Com informações de Healthline

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.