Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Efeitos colaterais da 3ª dose contra covid são iguais aos da 2ª, diz CDC

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Setembro de 2021 às 17h50

Link copiado!

Freepik
Freepik

Pessoas que receberam a terceira dose da vacina contra a covid-19, nos Estados unidos, vêm relatando os mesmos efeitos colaterais sentidos após a segunda dose, de acordo com informações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).

O estudo foi feito entre os meses de agosto e setembro, quando as doses de reforço da vacina foram recomendadas para pessoas que haviam sido imunizadas com as duas doses da Pfizer ou Moderna, e que têm o sistema imunológico comprometido. Entre os efeitos colaterais relatados por 12.600 voluntários estão inchaço ou dor no local da aplicação (79,4%), febre ou dor de cabeça (74,1%).

Continua após a publicidade

Segundo os autores do estudo, as reações foram leves e moderadas, relatadas com mais frequência no dia da aplicação ou no dia seguinte. O CDC revela que poucas pessoas relataram ter recebido uma dose adicional do imunizante da Janssen (Johnson & Johnson), ou ainda de uma vacina diferente da qual receberam as duas doses, o que não trouxe dados suficientes para investigar esses efeitos colaterais.

Ao todo, cerca de 2,2 milhões de pessoas foram imunizadas com a terceira dose nos Estados Unidos até o dia 19 de setembro, quando o estudo chegou ao fim. Na última semana, o governo já autorizou a aplicação da dose de reforço para a população em geral.

Confira o estudo no site do CDC.

Fonte: The New York Times