Dormir mal aumenta gordura visceral e prejudica saúde cardiovascular
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Dormir mal aumenta gordura abdominal e visceral, o que prejudica saúde cardiovascular, segundo um estudo publicado na revista científica Journal of the American College of Cardiology. Os pesquisadores apontam problemas para o coração e outros órgãos ao longo do tempo.
- Dormir mais pode ajudar a perder peso, diz estudo
- Dormir mal pode contribuir para o surgimento do Alzheimer
A pesquisa faz um alerta para o fato de que um número cada vez maior de pessoas passa menos tempo dormindo, como resultado da prevalência de smartphones e jornadas de trabalho mais longas, entre outros fatores. Para o estudo, foi feita uma análise de dados de 12 pessoas saudáveis, não obesas, com idades entre 19 e 39 anos para o estudo.
Esses indivíduos foram preparados para um novo horário de sono que deveria ser cumprido por 14 dias. Na prática, esses participantes deveriam dormir por apenas quatro horas por noite. Um outro grupo de participantes precisou seguir um período mais longo de sono: nove horas. Antes e depois do experimento, a equipe mediu o peso e a distribuição de gordura em cada um, para fins de comparação.
Os cientistas perceberam que aqueles que dormem com horários limitados ganharam mais peso do que seus pares no grupo de nove horas. Os níveis gerais de gordura corporal permaneceram iguais em ambos os grupos, mas as pessoas que estavam no horário de sono de quatro horas tinham altos níveis de gordura visceral.
Conforme diz o artigo científico, normalmente a gordura é depositada preferencialmente por via subcutânea ou sob a pele. No entanto, o sono inadequado parece redirecionar a gordura para o compartimento visceral mais perigoso. O preocupante, segundo os especialistas, é que mesmo depois que aqueles que estavam no grupo de estudo do sono limitado retornaram a horários mais normais e saudáveis, a gordura permaneceu.
Diversos estudos já manifestaram os malefícios de dormir mal. No Canaltech, já explicamos quanto tempo o corpo aguenta ficar sem dormir e o que a privação do sono faz, e destacamos dez problemas que podem surgir se você não dormir bem.
Fonte: Journal of the American College of Cardiology, Mail Online Health