Publicidade

Doenças oculares podem ser sinais precoces de demência, mostra estudo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Wirestock/Freepik
Wirestock/Freepik

Um novo estudo publicado na revista científica British Journal of Ophthalmology relacionou doenças oculares com demência. Segundo os pesquisadores, afecções como degeneração macular, catarata e doença ocular causada por diabetes podem significar os primeiros sinais da doença neurodegenerativa.

O estudo aponta que a incidência dessas doenças oculares aumenta com a idade, assim como a incidência de doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, depressão e acidente vascular cerebral, fatores de risco para demência.

Para entender melhor essa relação, os autores analisaram dados de 12.364 adultos com idades entre 55 e 73 anos. Os participantes foram avaliados entre 2006 e 2010 no início do estudo e acompanhados até o início de 2021. Durante o acompanhamento, 2.304 casos de demência foram registrados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A análise desses dados mostrou que degeneração macular (que provoca perda no centro do campo de visão) relacionada à idade, catarata e doença ocular relacionada ao diabetes foram associados ao aumento do risco de demência. Em comparação com pessoas que não tinham doenças oculares no início do estudo, o risco de demência foi 26% maior naqueles com degeneração macular relacionada à idade, 11% maior naqueles com catarata e 61% maior naqueles com  doença ocular relacionada ao diabetes. Embora o glaucoma não tenha sido associado a um risco aumentado de  Alzheimer, ele foi associado a um risco maior de demência vascular.

Os pesquisadores apontam que "a degeneração macular relacionada à idade, catarata e doenças oculares relacionadas ao diabetes, mas não o glaucoma, estão associadas a um risco aumentado de demência. Indivíduos com doenças oftálmicas e sistêmicas têm maior risco de demência em comparação com aqueles com doenças oftálmicas ou sistêmicas, apenas", e que a “hipertensão, diabetes, derrame, doenças cardíacas e depressão recentemente desenvolvidas mediaram a associação entre doenças oculares relacionadas à catarata, diabetes e demência”. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Science Blog