Publicidade

Doença de Parkinson tem 3 subtipos, sugerem pesquisadores

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Existem três subtipos de Parkinson. É o que sugere um estudo publicado na revista científica NPJ Digital Medicine. Para chegar a isso, os pesquisadores envolvidos usaram machine learning, com base no ritmo em que a doença progride.

O estudo promovido pela Weill Cornell Medicine (EUA) indica os seguintes subtipos de Parkinson:

  • Inching Pace (PD-I, cerca de 36% dos pacientes), com nível de gravidade leve e velocidade de progressão leve
  • Moderate Pace (PD-M, cerca de 51% dos pacientes), com nível de gravidade basal leve, mas avanço a um ritmo moderado
  • Rapid Pace (PD-R), para casos com a taxa de progressão de sintomas mais rápida
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Eles conseguiram identificar os subtipos analisando registros clínicos e exploraram o mecanismo molecular associado a cada subtipo por meio da análise de perfis genéticos dos pacientes.

Subtipos de Parkinson

Assim, os pesquisadores usaram suas descobertas para identificar possíveis candidatos a medicamentos que poderiam ser reaproveitados para atingir as mudanças moleculares específicas vistas nesses diferentes subtipos.

No caso do subtipo PD-R, por exemplo, o grupo descobriu o potencial de um medicamento para diabetes chamado metformina em melhorar os sintomas da doença.

“A doença de Parkinson é altamente heterogênea, o que significa que pessoas com a mesma doença podem ter sintomas muito diferentes. Isso indica que provavelmente não há uma abordagem única para tratá-la. Podemos precisar considerar estratégias de tratamento personalizadas com base no subtipo de doença de um paciente", conclui o pesquisador por trás do estudo, Dr. Fei Wang.

No comunicado, o professor também declarou a expectativa de que a pesquisa leve outros cientistas a pensar em usar fontes de dados diversas ao conduzir estudos semelhantes. 

“Também achamos que os pesquisadores de bioinformática poderão validar ainda mais nossas descobertas, tanto computacionalmente quanto experimentalmente", complementa o pesquisador.

Continua após a publicidade

Sintomas de Parkinson

Como diz o estudo, os sintomas de Parkinson são complexos, e podem variar muito. Mas de modo geral, há um aumento gradual de tremores nos dedos ou nas mãos e maior lentidão de movimentos.

Esses sintomas podem acontecer em um lado do corpo ou nos dois, e a intensidade pode variar (ou seja, um lado pode apresentar mais tremores que o outro). Normalmente, os tremores aumentam quando a pessoa fica nervosa.

Mas outros sintomas podem estar associados ao início de Parkinson, como rigidez muscular, redução da quantidade de movimentos, distúrbios da fala e dificuldade para engolir, além de dores, tontura e distúrbios do sono.

Continua após a publicidade

Fonte: NPJ Digital Medicine, Weill Cornell Medicine