Publicidade

Pesadelos frequentes podem ser um sinal precoce de Parkinson, revela estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Junho de 2022 às 09h50

Link copiado!

 Stefan Keller/ Pixabay
Stefan Keller/ Pixabay

Maior frequência de pesadelos pode ser um indicador da doença de Parkinson naquelas pessoas que já passaram dos 60 anos, sugere um estudo britânico. A descoberta ainda é preliminar — e só foram incluídos homens entre os voluntários —, mas o fato pode ajudar no diagnóstico precoce desta doença neurodegenerativa que limita, de forma gradual, a capacidade motora do paciente.

Publicado na revista científica eClinicalMedicine, o estudo sobre a relação entre pesadelos e o diagnóstico precoce do Parkinson foi liderado pelo pesquisador Abidemi I. Otaiku, do departamento de neurologia da Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

Continua após a publicidade

"A doença de Parkinson (DP) está associada a alterações na fenomenologia do sonho — incluindo um aumento da frequência de sonhos angustiantes", explica o cientista Otaiku sobre a recente descoberta.

Entenda o estudo sobre os pesadelos

Para chegar a esta conclusão, a pesquisa usou dados de 3,8 mil homens, com 67 anos ou mais, que viviam nos Estados Unidos e foram acompanhados por 12 anos. No início do estudo, os voluntários preencheram uma série de questionários, incluindo perguntas sobre a qualidade do sono.

No total, 91 pacientes foram diagnosticados com a doença de Parkinson, o que é um número estatisticamente baixo. Curiosamente, a maioria dos diagnósticos aconteceu nos primeiros cinco anos do estudo.

Continua após a publicidade

A partir desses resultados, os pesquisadores concluíram que os participantes que experimentavam pesadelos frequentes eram duas vezes mais propensos a desenvolver a doença em comparação com aqueles que não o faziam.

É alternativa para o diagnóstico do Parkinson?

“Embora precisemos realizar mais pesquisas nesta área, identificar a presença de pesadelos pode indicar que indivíduos que experimentam mudanças em seus sonhos na velhice — sem nenhum gatilho óbvio — devem procurar aconselhamento médico”, orienta o pesquisador Otaiku, em comunicado.

Apesar da descoberta preliminar, a ciência ainda busca algumas hipóteses para explicar o porquê dos pesadelos serem associados ao risco de Parkinson. Por enquanto, o que se entende é que o início tardio dos pesadelos é um possível sinal precoce de neurodegeneração pelo menos em homens, mas não se especula sobre a causa.

Continua após a publicidade

Agora, mais estudos devem se aprofundar na questão. No futuro, a equipe britânica planeja usar exames de eletroencefalografia (EEG) para descobrir as razões biológicas das mudanças nos sonhos. Também quer entender se os pesadelos têm alguma associação com o Alzheimer.

Fonte: eClinicalMedicine University of Birmingham