Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Distribuição da vacina de Oxford no Brasil deve começar neste sábado (23)

Por| 22 de Janeiro de 2021 às 18h00

Link copiado!

Daniel Schludi/Unsplash
Daniel Schludi/Unsplash

Ainda nesta sexta-feira (22), devem chegar ao Brasil as duas milhões de doses da vacina de Oxford, importadas do Serum Institute of India. O lote de imunizantes contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é aguardado desde a semana passada. Agora, buscando acelerar a distribuição da fórmula contra a COVID-19, a Força Aérea Brasileira auxiliará nesse processo, segundo informou o governo federal. No total, um milhão de brasileiros poderão se beneficiar da importação. 

“Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí para servir o Brasil e essa vacina, se chegar hoje à noite, amanhã começa a chegar a seus destinos”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro, após café da manhã com parlamentares na residência oficial, nesta manhã. Dessa forma, a previsão para a distribuição da vacina de Oxford é que se inicie no sábado (23). Na ocasião, Bolsonaro comentou que a imunização não será obrigatória. 

Continua após a publicidade

Próximos passos

As duas milhões de doses da vacina de Oxford estão sendo transportadas em voo comercial da companhia Emirates e devem chegar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após os trâmites alfandegários, o carregamento será alocado em uma aeronave da Azul e, então, será enviado para o Aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as doses da vacina de Oxford passarão por checagem de qualidade e segurança, quando chegarem ao Rio de Janeiro. Neste momento, também serão rotuladas e etiquetadas com informações em português. A expectativa é que todo esse processo seja concluído no sábado de manhã. Para isso, a Fiocruz conta equipes treinadas em boas práticas de produção.

Somente no período da tarde, as vacinas devem ser liberadas para distribuição nacional. “Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos contêineres utilizados para transportes de cargas que necessitam de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC”, informou a Fiocruz.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil