Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dispositivo que realiza exames físicos a distância é aprovado pela Anvisa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Fevereiro de 2023 às 09h59

Link copiado!

DC_Studio/Envato
DC_Studio/Envato

As teleconsultas médicas ainda são bastante limitadas, já que o exame clínico não pode ser feito de forma 100% virtual. Na busca por maneiras de reformular o atendimento médico a distância, a empresa israelense Nonagon desenvolveu um dispositivo capaz de coletar dados do paciente e enviá-los para o médico responsável, de forma simples. Conhecida comercialmente pelo nome de N9, a tecnologia já recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode realizar até nove diferentes exames.

Basicamente, o uso do dispositivo deve reduzir a necessidade de consultas presenciais em casos mais simples e de baixa gravidade. Além disso, pode ser usado como forma de triagem de pacientes, já que coleta informações importantes, como saturação do oxigênio, e tem também função estetoscópio e otoscópio.

Bastante funcional, o equipamento que coleta dados clínicos só precisa ser ativado por um aplicativo de smartphone, disponível tanto para iOS quanto para Android, e envia os dados de forma criptografada, através da nuvem, para o médico autorizado.

Continua após a publicidade

Como funciona o dispositivo para exames físicos a distância?

Com um design simples e clean, em formato de bastão, o dispositivo N9 pode realizar nove exames diferentes, através dos seus sensores. A seguir, confira como o equipamento pode ajudar durante uma teleconsulta:

  • Medições do coração, pulmões e abdômen através do estetoscópio;
  • Temperatura corporal (função termômetro);
  • Medicação de saturação e bastimentos cardíacos, através do oxímetro;
  • Função otoscópio para identificar alterações no ouvido;
  • Análise da pele e da boca e garganta com câmera do smartphone.
Continua após a publicidade

A tecnologia aprovada pela Anvisa já é usada em Israel, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. No Brasil, o dispositivo N9 será comercializado pela Eizik — empresa fruto da joint venture entre a Techtools Health e a IL Health.

Fonte: Eizik