Dia Nacional da Saúde é celebrado nesta quinta (5); entenda por quê

Dia Nacional da Saúde é celebrado nesta quinta (5); entenda por quê

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 05 de Agosto de 2021 às 16h44
FlamingoImages/envato

Nesta quinta-feira (5), comemoramos o Dia Nacional da Saúde. A ideia da data é levantar a conscientização sobre a importância da educação sanitária e de um estilo de vida mais saudável. E durante um período de pandemia como esse, ressaltar a área da saúde é ainda mais necessário.

Mas por que o dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar algo tão importante? Acontece que é o aniversário do médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que em 2021 faria 149 anos. O médico esteve envolvido na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 no Instituto Oswaldo Cruz.

Para lançar luz a uma campanha sanitária de combate à febre amarela, peste bubônica e varíola, Oswaldo Cruz promoveu o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores mosquitos e ratos e a desinfecção das moradias em áreas de focos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em 1904, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa contra a varíola, e a luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro.

Dia Nacional da Saúde

(Imagem: duallogic/envato)

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967, sob a proposta de promover uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população, além de diversos fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina das pessoas.

Boa alimentação, ingestão frequente de água e prática de atividades físicas, tal como lazer e descanso, são hábitos ressaltados nesse dia em questão.

Fonte: Ministério da Saúde

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.