Como a tecnologia pode nos ajudar a ser mais saudáveis?

Por Marcel Souza | 29 de Maio de 2020 às 10h00
Reprodução

A sociedade vem passando por um processo de transformação constante, e a tecnologia é responsável por grande parte das mudanças que estamos vivendo e ainda vamos viver. 

Quando falamos em tecnologia na área da saúde, logo pensamos em novas soluções de diagnóstico, robôs que realizam cirurgias ou nano robótica. Porém, essas inovações que trouxeram descobertas valorosas para a medicina - e facilitaram o processo de diagnóstico e o tratamento de doenças, servem seu propósito também em diferentes segmentos. Mas no segmento de aparelhos domésticos muitas pessoas ainda não conseguem enxergar a conexão direta entre a tecnologia e a saúde dos usuários. 

Saúde e higiene são prioridades para famílias em todo o mundo. E para proporcionar um maior benefício a eles, as marcas desenvolvem eletrodomésticos voltados ao bem-estar e à saúde ajudando-os a viverem de forma mais segura e higiênica.

A tecnologia Steam (vapor) usada em máquinas de lavar roupa e louça e em secadoras, por exemplo, utiliza o vapor - água que passa por um processo de ebulição a 100º C - para limpar e eliminar bactérias e germes nocivos e odores indesejados de roupas e louças. Nas máquinas de lavar louça com essa função, as propriedades do vapor são aproveitadas também para limpar e desinfetar completamente louças, copos e utensílios de cozinha. 

Outro exemplo são as geladeiras que contam com uma solução tecnológica presente em filtros que removem bactérias e odores do interior, importante para os usuários, pois mantém o ar limpo e fresco dentro do aparelho, o que é essencial para preservação dos alimentos. As geladeiras que possuem um ambiente descontaminado, conservam muitos mais o frescor dos alimentos. Já os condicionadores de ar têm, além do filtro, os ionizadores - uma tecnologia criada para higienizar o ar de todos os ambientes da casa. Com essa solução, é possível remover poeiras, ácaros presentes no ar e eliminar algumas bactérias. Para aqueles que possuem algum tipo de doença respiratória, é uma boa opção para se ter em casa ou no escritório. 

O desenvolvimento tecnológico modificou a forma como nos comunicamos, alimentamos e até mesmo trabalhamos, ou seja, mudou nossas vidas em todos os aspectos. Precisamos ter um olhar diferenciado, principalmente neste momento em que vivemos um longo período de isolamento devido à pandemia e aproveitar o máximo que ela pode nos oferecer.

Como a tecnologia pode nos ajudar? Começamos a enxergar que ela vai muito além de entretenimento e facilidades, mas que a tecnologia também nos permite ter uma vida mais saudável e com mais qualidade em casa e em nosso dia a dia de uma forma que nem imaginaríamos. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.