Dia do chocolate | Produtos ‘sabor chocolate’ enganam; saiba como escolher o seu
Por João Melo | •

Nesta segunda-feira, 7 de julho, é comemorado o Dia do Chocolate, produto que adoça a vida de pessoas ao redor do mundo há muitos séculos. A data remete ao momento em que o doce passou a ser comercializado na Europa, por volta do século XV. Entretanto, em um contexto de alta nos preços do cacau noBrasil e no mundo, os chocolates vêm sendo cada vez mais substituídos por produtos “sabor chocolate” que deixam a desejar no sabor.
- Por que o chocolate é tão irresistível? A ciência tem uma resposta!
- Mudanças climáticas "ameaçam" o chocolate; entenda
- Chocolate amargo pode te ajudar a parar de fumar
Apesar do nome, itens rotulados como “sabor chocolate” não se enquadram como chocolate de fato. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que um produto seja considerado chocolate, ele deve conter pelo menos 25% de sólidos de cacau em sua composição — e as gorduras vegetais não podem ultrapassar 5% do total.
Contudo, produtos que se identificam como “sabor chocolate” não são considerados ilegais, desde que informem corretamente sua composição no rótulo. Nesses casos, não há propaganda enganosa por parte da marca.
Embalagem pode induzir ao erro
Produtos “sabor chocolate” muitas vezes são comercializados em embalagens que sugerem tratar-se de chocolate de verdade. Frases e imagens utilizadas no rótulo remetem ao produto original, mas o anúncio nem sempre condiz com o que há de fato dentro da embalagem.
“A publicidade da embalagem é capaz de induzir ou confundir a pessoa, que pode comprar um produto esperando outro. Por isso, nossa orientação é sempre ler o rótulo, principalmente a lista de ingredientes”, orienta Mariana Ribeiro, nutricionista do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em publicação do órgão nas redes sociais.
A maioria dos produtos com "sabor chocolate" referem-se a doces como bombons e biscoitos recheados, com barras de chocolate apresentando, em sua maioria, as quantidades corretas de cacau.
De olho no rótulo
Para escolher o produto correto, a principal recomendação é conferir os rótulos. A lista de ingredientes apresenta os itens em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, o primeiro ingrediente listado é o que está presente em maior proporção no produto.
De acordo com o Idec, nos chocolates de maior qualidade, o cacau aparece logo no início dessa lista, seguido por manteiga ou massa de cacau.
Outra dica importante para levar um produto mais saudável é observar a quantidade de aditivos, como aromatizantes, corantes e adoçantes. O ideal é optar por itens que contenham menos dessas substâncias.
Conferir a tabela nutricional também pode ajudar na hora da compra. A recomendação é dar preferência a chocolates com menor teor calórico, especialmente com relação às gorduras totais e gorduras trans.
Leia mais:
- Metais pesados em chocolates famosos: quais os riscos à saúde?
- Dia Mundial do Chocolate: quando o cacau faz bem para a saúde?
VÍDEO | IMPRESSORAS 3D: DE CHOCOLATES A ROUPAS, TUDO JÁ PODE SER IMPRESSO