Publicidade

Dia do chocolate | Produtos ‘sabor chocolate’ enganam; saiba como escolher o seu

Por  |  • 

Compartilhe:
Unsplash/Andriyko Podilnyk
Unsplash/Andriyko Podilnyk

Nesta segunda-feira, 7 de julho, é comemorado o Dia do Chocolate, produto que adoça a vida de pessoas ao redor do mundo há muitos séculos. A data remete ao momento em que o doce passou a ser comercializado na Europa, por volta do século XV. Entretanto, em um contexto de alta nos preços do cacau noBrasil e no mundo, os chocolates vêm sendo cada vez mais substituídos por produtos “sabor chocolate” que deixam a desejar no sabor.

Apesar do nome, itens rotulados como “sabor chocolate” não se enquadram como chocolate de fato. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que um produto seja considerado chocolate, ele deve conter pelo menos 25% de sólidos de cacau em sua composição — e as gorduras vegetais não podem ultrapassar 5% do total.

Contudo, produtos que se identificam como “sabor chocolate” não são considerados ilegais, desde que informem corretamente sua composição no rótulo. Nesses casos, não há propaganda enganosa por parte da marca.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embalagem pode induzir ao erro

Produtos “sabor chocolate” muitas vezes são comercializados em embalagens que sugerem tratar-se de chocolate de verdade. Frases e imagens utilizadas no rótulo remetem ao produto original, mas o anúncio nem sempre condiz com o que há de fato dentro da embalagem.

“A publicidade da embalagem é capaz de induzir ou confundir a pessoa, que pode comprar um produto esperando outro. Por isso, nossa orientação é sempre ler o rótulo, principalmente a lista de ingredientes”, orienta Mariana Ribeiro, nutricionista do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em publicação do órgão nas redes sociais.

A maioria dos produtos com "sabor chocolate" referem-se a doces como bombons e biscoitos recheados, com barras de chocolate apresentando, em sua maioria, as quantidades corretas de cacau. 

De olho no rótulo

Para escolher o produto correto, a principal recomendação é conferir os rótulos. A lista de ingredientes apresenta os itens em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, o primeiro ingrediente listado é o que está presente em maior proporção no produto.

De acordo com o Idec, nos chocolates de maior qualidade, o cacau aparece logo no início dessa lista, seguido por manteiga ou massa de cacau.

Continua após a publicidade

Outra dica importante para levar um produto mais saudável é observar a quantidade de aditivos, como aromatizantes, corantes e adoçantes. O ideal é optar por itens que contenham menos dessas substâncias.

Conferir a tabela nutricional também pode ajudar na hora da compra. A recomendação é dar preferência a chocolates com menor teor calórico, especialmente com relação às gorduras totais e gorduras trans.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | IMPRESSORAS 3D: DE CHOCOLATES A ROUPAS, TUDO JÁ PODE SER IMPRESSO

Fonte: AnvisaIdec; Procon-SC; UFABC