Publicidade

Crianças com sequelas da COVID-19 podem se recuperar em 6 meses, diz pesquisa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Maio de 2021 às 20h40

Link copiado!

photobac/Envato
photobac/Envato

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) vem protagonizando diversos estudos, principalmente considerando a enigmática relação entre as crianças e a COVID-19. No entanto, uma recente pesquisa realizada pelo do departamento de doenças infecciosas pediátricas do Great Ormond Street Hospital (Londres) sugere que a maioria das crianças que desenvolvem essa síndrome após contrair COVID-19 vêem seus sintomas mais graves desaparecerem em seis meses.

O estudo é relativamente pequeno, considerando que envolveu menos de 50 crianças com a doença, mas os autores garantem que os resultados podem representar um otimismo cauteloso. A doença em questão envolve a inflamação de vários órgãos, como coração, pulmões, rins, cérebro, pele e olhos, de modo que as crianças afetadas podem apresentar febre, erupção cutânea, dor abdominal, vômito ou diarreia após o teste positivo para COVID-19, e geralmente precisam ser hospitalizadas.

Continua após a publicidade

O novo relatório acompanhou crianças por seis meses. Os pesquisadores analisaram informações de crianças hospitalizadas de abril a setembro de 2020. Uma vez internadas, todas as crianças apresentavam inflamação em todo o corpo: 98% delas apresentavam sintomas gastrointestinais, 52% sintomas neurológicos e 33% tinham sintomas cardíacos.

Porém, seis meses depois da internação, apenas uma criança (2%) ainda apresentava inflamação sistêmica, duas (4%) apresentavam consequências cardíacas e seis (13%) sintomas gastrointestinais. Nenhuma das crianças morreu. O estudo completo pode ser acessado gratuitamente na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health.