Covid longa | sintomas neurológicos persistem em 67% das pessoas, afirma estudo
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
Na última quarta-feira (15), cientistas da University of California San Diego School of Medicine publicaram um artigo na revista Annals of Clinical and Translational Neurology, apontando a prevalência de sintomas neurológicos na covid longa.
- Covid grave pode gerar dano cerebral semelhante ao Alzheimer, aponta estudo
- Cientistas analisam relação entre COVID-19 e distúrbios cerebrais
O estudo descobriu que, embora muitos pacientes tenham apresentado melhora, a maioria ainda apresentava alguns sintomas neurológicos, seis meses após a covid. Ao todo, 56 pessoas com sintomas neurológicos participaram da análise, que consistiu em exames, avaliação cognitiva, questionários e uma tomografia.
Na primeira visita, 89% dos participantes estavam com fadiga e 80% tinham dores de cabeça. Outros sintomas neurológicos comuns incluíam comprometimento da memória, insônia e diminuição da concentração. Além disso, 80% dos participantes afirmaram que esses sintomas afetaram sua qualidade de vida.
Quando os participantes retornaram para o acompanhamento de seis meses, apenas 33% relatou a resolução completa dos sintomas. Os outros 67% relataram sintomas neurológicos persistentes, embora a maioria tenha se tornado menos grave. Os sintomas mais prevalentes aos seis meses foram comprometimento da memória e diminuição da concentração.
Os autores observaram que nenhum dos indivíduos com sintomas persistentes aos seis meses tinha histórico de condições neurológicas pré-existentes antes de testar positivo para a covid-19.
Covid longa x sintomas neurológicos
No ano passado, um estudo recente da Universidade de Gotemburgo (Suécia) observou pacientes com covid-19 em diferentes gravidades, e constatou que as sequelas neurológicas deixadas pela doença não são devidas a uma lesão cerebral. Na ocasião, os autores apontaram que as concentrações elevadas de marcadores de lesão cerebral voltam ao normal de três a seis meses após a fase aguda da doença.
Em 2020, um estudo ressaltou que sintomas neurológicos ocorrem em 8 de 10 pacientes hospitalizados com covid-19. Os pesquisadores identificaram sintomas neurológicos em 42% dos pacientes quando seus sintomas de covid-19 surgiram, 63% dos pacientes quando hospitalizados e 82% dos pacientes em qualquer momento durante o quadro de covid.
Anteriormente, o Canaltech chegou a fazer um especial sobre os sintomas neurológicos que acompanham a covid-19.