Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid já causou mais mortes nos EUA do que a Gripe Espanhola

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

Nesta semana, a covid quebrou mais uma triste marca. Nos Estados Unidos, a doença já superou o número de mortes registradas na pandemia de gripe de 1918, também conhecida como Gripe Espanhola.

Segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, o país já contabiliza 676.286 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. Estima-se que os Estados Unidos tenham perdido 675 mil vidas na gripe de 1918, que também matou pelo menos 50 milhões de pessoas no mundo ao longo de dois anos, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Vale notar, no entanto, que a população dos Estados Unidos hoje é muito maior do que era no início do século passado, então, em termos proporcionais, a mortalidade da gripe de 1918 ainda é maior. À época, os EUA tinham por volta de 100 milhões de habitantes; hoje, tem mais de 328 milhões.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, esse número ainda deve subir bastante nos Estados Unidos. Após uma campanha de vacinação que rapidamente atingiu 50% da população, os números estagnaram no país, justamente enquanto a variante Delta se tornava predominante, causando um novo surto grave, especialmente entre quem não se imunizou.

Neste momento, a média móvel de mortes por covid no país está na faixa de 1.900 ao dia, o que é próximo do primeiro pico da doença nos Estados Unidos, em abril de 2020, quando eram registrados 2.200 óbitos diários. Ainda há alguma folga em relação ao segundo pico, de janeiro de 2021, que chegou a 3.400.

Fonte: Financial Times, CDC