Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid endêmica: o que mudará em nossas vidas?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Fevereiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Halfpoint/Envato Elements
Halfpoint/Envato Elements

O fato da covid-19 se tornar endêmica não significará que, magicamente, o coronavírus SARS-CoV-2 desapareceu do mundo. Na verdade, a doença estará controlada, dentro de padrões considerados toleráveis, por causa da alta imunidade da população, obtida através da vacinação e de infecções prévias.

Nas últimas semanas, alguns países europeus decidiram colocar em prática a mudança da pandemia da covid-19 para a endemia, de forma gradual. São os casos do Reino Unido, da França, da Espanha e da Dinamarca. No entanto, não há uma regra definida para essa virada e as decisões sobre as taxas toleráveis de novos casos do coronavírus e de óbitos deverão variar de país para país, o que resultará em abordagens diferentes.

Continua após a publicidade

Entenda o que é uma endemia

Por definição, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, estabelece endemia como “a presença constante e/ou prevalência usual de uma doença ou agente infeccioso em uma população dentro de uma área geográfica”.

Em outras palavras, uma endemia é marcada pela ocorrência de uma quantidade esperada de casos e óbitos relacionados a uma doença, de acordo com uma região e uma época do ano. A tendência é que, independente do ano, esses números se mantenham relativamente iguais.

Por exemplo, tuberculose e malária são duas doenças endêmicas. Por ano, são estimados 240 milhões de casos de malária, sendo 640 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso aponta que mesmo doenças endêmicas podem ser mortais e, em alguns casos, novas cepas e mutações podem fazer com que uma endemia volte a ser uma pandemia.

Continua após a publicidade

Posição da OMS

"Nós, provavelmente, nunca vamos eliminar esse vírus. Depois da pandemia, ele se tornará parte de nosso ecossistema. Mas é possível acabar com a emergência de saúde pública", explicou Mike Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS, durante o Fórum Econômico Mundial.

Para Ryan, a covid-19 se tornar endêmica "só significa que a doença ficará entre nós para sempre. O que precisamos é diminuir a incidência, aumentando o número de pessoas vacinadas, para que ninguém mais precise morrer" em decorrência da infecção pelo coronavírus.

Continua após a publicidade

Inclusive, a OMS deve divulgar, até o final de fevereiro, um plano de transição da pandemia da covid-19 para uma "fase de controle", segundo Ryan. A partir desse ponto que pode variar para cada país, a saúde pública deverá administrar novos surtos do coronavírus SARS-CoV-2 tal como encara outras doenças.

Qual o parâmetro da mudança?

Se é relativamente simples entender o que é uma endemia, é muito mais complexo definir quais são os parâmetros aceitáveis de uma doença, já que isso afeta diretamente os sistemas de saúde e pode refletir em mortes numa população.

Por enquanto, "isso ainda não foi bem estabelecido", explicou a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a BBC Brasil. Nesse ponto, a professora levanta a necessidade de se definir "os números de casos, hospitalizações e mortes pela doença aceitáveis ou esperados, todos os anos".

Continua após a publicidade

Letalidade

Uma questão que ainda precisa ser encarada também é a letalidade da doença. Nos primeiros momentos, a taxa de letalidade da covid-19 chegou a ser estabelecida entre 1% e 2%, sendo que, agora, está em 0,25%. No entanto, este parâmetro ainda é alto, já que, por exemplo, a da gripe — outra doença endêmica — é de 0,1%.

Por outro lado, é preciso observar que o avanço da vacinação global e as infecções causadas pela variante Ômicron (B.1.1.529) estabeleceram um bom nível de proteção contra a doença em grandes populações. Isso é fundamental para reduzir as formas mais graves da covid-19.

Continua após a publicidade

Só que o mundo ainda precisa ampliar a cobertura vacinal, principalmente nos países de menor renda. Segundo a plataforma Our World in Data, apenas 10,6% das pessoas em países de baixa renda receberam pelo menos uma dose de algum imunizante contra a covid-19.

Afinal, quais são as mudanças que chegam com a endemia

Até agora, discutimos apenas o que caracteriza uma endemia e quais critérios são discutidos para que ela possa ser definida, mas, afinal, o que a covid-19 endêmica significará na vida das pessoas? Basicamente, as restrições contra a transmissão do vírus deverão deixar de existir, como uso obrigatório de máscaras e proibição de aglomerações e festas.

Neste cenário, uma pessoa com suspeita da covid-19 ainda deverá optar pelo trabalho remoto (se possível) ou pelo afastamento para evitar novas contaminações. No entanto, essas definições e orientações precisarão ser definidas por cada governo e poderão se intensificar ou diminuir em determinados momentos do ano.

Continua após a publicidade

No Parlamento do Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson explicou que, com a covid-19 endêmica, "nós precisaremos substituir as requisições da lei pela orientação, de modo que as pessoas infectadas com o vírus sejam cuidadosas umas com as outras".

Fonte: BBCCDC e Our World in Data