Publicidade

Johnson suspende fabricação de vacina da Janssen contra covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Fevereiro de 2022 às 18h37

Link copiado!

e_mikh/envato
e_mikh/envato

A Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) fechou a única fábrica responsável pela produção do imunizante contra a covid-19, levando a uma suspensão por tempo indeterminado, pelo fato de a vacina não ser economicamente rentável para a empresa. Fontes anônimas informaram ao The New York Times que a medida é temporária e que empresa deve passar a produzir a fórmula em uma instalação localizada em Leiden, na Holanda.

No entanto, como essa instalação holandesa está concentrada no desenvolvimento de uma vacina experimental que não tem relação com a covid-19, não se sabe ao certo quando isso deve acontecer, principalmente levando em conta o potencial mais lucrativo do tal imunizante.

Ao longo dos próximos meses, a estimativa é que, com essa interrupção, o fornecimento da vacina da Janssen sofra uma redução bem expressiva: centenas de milhões de doses. Paira no ar o medo de que isso prejudique a capacidade da empresa de cumprir seus compromissos de entregar vacinas para vários lugares do mundo.

Continua após a publicidade

Para se ter uma ideia, a suspensão da fabricação das vacinas foi tão súbita e inesperada que pegou de calças curtas a própria Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Aliança Gavi e da CEPI que trabalha para a aquisição e distribuição de imunizantes a países de baixa renda.

A União Africana (organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano), uma importante cliente da Janssen, também foi pega de surpresa e não gostou nada da notícia. “Este não é o momento de mudar as linhas de produção de nada, a vida das pessoas em todo o mundo está em jogo”, afirmou o Dr. Ayoade Alakija, co-chefe do programa de distribuição de vacinas da União Africana, em entrevista ao Times.

Em resposta ao veículo nova-iorquino, Jake Sargent, porta-voz da Johnson & Johnson, anunciou que a empresa está “focada em garantir que a vacina esteja disponível onde as pessoas precisam” e que sua rede global de produção “está trabalhando dia e noite” para ajudar a combater a pandemia.

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times