Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID: China aprova estudo que mistura CoronaVac com vacina de DNA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Agosto de 2021 às 16h10

Link copiado!

Elements/twenty20photos
Elements/twenty20photos

Nesta semana, a China aprovou o primeiro ensaio clínico de vacina mista do país. A ideia é testar a eficácia da combinação da vacina feita pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, a CoronaVac (que aqui no Brasil recebeu esse nome e é feita em parceria com o Butantan), com uma desenvolvida pela norte-americana Inovio.

Enquanto a CoronaVac trabalha com o vírus inativado, a vacina da Inovio é feita através de DNA, também chamada de vacina gênica, que usa versões projetadas do código genético do coronavírus para criar uma proteína que, com segurança, solicita uma resposta imunológica.

Acontece que o trabalho pré-clínico descobriu que duas aplicações diferentes de vacinas produzem uma resposta imunológica ainda mais forte e mais equilibrada.

Continua após a publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ainda não há dados suficientes para dizer se o uso de duas vacinas diferentes juntas é seguro ou pode aumentar a imunidade. Vale ressaltar também que a Inovio não publicou dados de eficácia de seus ensaios clínicos globais, e é a primeira vacina baseada em DNA a ser testada na China.

A China está lutando contra seu pior surto de COVID-19 em meses, com autoridades dizendo que muitos dos infectados já haviam sido vacinados. Paralelo a isso, o país teme as consequências da variante Delta, o que pode ter levado a aprovar o ensaio clínico, considerando que Pequim ainda não aprovou nenhuma vacina estrangeira para uso no país.

Fonte: Medical Xpress