Publicidade

Covid-19 pode se espalhar por ratos de esgoto, sugere estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Março de 2023 às 17h26

Link copiado!

CreativeNature_nl/Envato Elements
CreativeNature_nl/Envato Elements

Humanos não são os únicos que podem ser infectados pelo coronavírus SARS-CoV-2. Na verdade, até animais domésticos, como cães e gatos podem contrair o vírus da covid-19. Agora, um crescente número de evidências alerta para o fato da doença estar se proliferando entre os ratos de esgoto das grandes cidades. É possível que o agente infeccioso sofra mutações no organismo dos roedores, formando novas variantes de preocupação (VOCs).

Em novo estudo, cientistas do Programa Nacional de Doenças da Vida Selvagem (NWDP) descobriram que ratos selvagens que vivem no sistema de esgoto de Nova York, nos Estados Unidos, foram infectados em algum momento pelo vírus da covid-19, e alguns apresentavam anticorpos contra o SARS-CoV-2. Além disso, pesquisas anteriores identificaram que o mesmo ocorreu na Bélgica e em Hong Kong.

Como todo vírus, o coronavírus está em constante evolução — algo que pode ser negativo ou positivo, dependendo das mutações que surgirem. Dessa forma, além de manter os esforços de vigilância genômica em humanos, cientistas precisarão acompanhar como a covid-19 se desenvolve em roedores de três continentes: América do Norte, Ásia e Europa.

Continua após a publicidade

Ratos de esgoto podem contrair a covid-19

Publicado na revista científica mBio, o estudo sobre ratos de Nova York analisou amostras de 79 animais que foram capturados entre os meses de setembro e novembro de 2021. Para identificar a relação com o vírus da covid-19, todas as amostras foram testadas e passaram por sequenciamento genético.

Segundo os autores, 13 deles (16,5%) carregavam anticorpos para a doença. Analisando o genoma encontrado nos animais, foi possível identificar que eles foram infectados por uma cepa do coronavírus próxima daquela que circulou no começo da pandemia na cidade, ainda em 2020.

Continua após a publicidade

Em outra etapa do estudo, um segundo grupo de roedores — estes criados em laboratório — foram expostos a diferentes variantes de preocupação do vírus da covid-19, como Alfa, Delta e Ômicron. O agente infeccioso se replicou em elevados níveis no trato respiratório superior e inferior dos animais, e provocou respostas do sistema imunológico (anticorpos).

Quais os riscos da covid-19 em ratos para os humanos?

Hoje, a covid-19 é considerada uma doença de origem zoonótica. Afinal, a principal hipótese defendida no universo científico é de que o coronavírus saltou dos morcegos para um hospedeiro intermediário (ainda desconhecido) e, em seguida, chegou aos humanos. Por último, pode estar se proliferando nos ratos.

Considerando todo o histórico do vírus, ele pode sofrer uma nova rodada de mutações em roedores e, dependendo de inúmeras coincidências, chegar reformulado aos seres humanos (zoonose reversa). Se isso acontecer em grande escala, as consequências são imprevisíveis.

Continua após a publicidade

Para impedir qualquer possibilidade de esses eventos se concretizem, os autores recomendam a vigilância desses animais. "Nossas descobertas destacam a necessidade de monitoramento adicional do SARS-CoV-2 em populações de ratos urbanos e de avaliação do risco potencial de transmissão zoonótica secundária dessas populações de ratos de volta aos humanos", completam.

Fonte: mBio