Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vai ter vacina contra covid para cachorros e gatos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Junho de 2022 às 09h00

Link copiado!

Serhiibobyk/Envato Elements
Serhiibobyk/Envato Elements

No mundo, mais de 12 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 já foram aplicadas desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, segundo a plataforma Our World in Data. Apesar do número expressivo, a vacinação, até o momento, concentra-se apenas em humanos. Poucos animais, como cachorros e gatos, foram imunizados, apesar de poderem contrair a doença.

Pelos próximos meses, é muito difícil que uma vacina contra a covid-19 chegue ao mercado, voltada para a imunização de animais domésticos. No entanto, a médica Allison Arwady, do Departamento de Saúde Pública de Chicago, nos EUA, acredita que, no futuro, isso possa ser possível, embora o atual cenário epidemiológico não aponte para esta demanda.

Continua após a publicidade

Como justificativa, Arwady compara a questão da vacina da covid-19 com a da raiva (antirrábica). "Uma das razões pelas quais temos vacinas contra a raiva é que esta é uma doença humana realmente mortal e que pode ser um problema para os animais", explica para o canal NBC. No entanto, o impacto de cães e gatos na pandemia parece ser pequeno ou nulo.

Cachorros e gatos correm risco com a covid-19?

As mais diferentes espécies de animais já contraíram a covid-19, como tigres, leões, visions, leopardos da neve, pumas, cachorros, furões e gatos. Apesar dos dados limitados, é possível que muitos ainda estejam contraindo o vírus, porém tendem a responder de forma mais leve a essa doença.

Alguns são assintomáticos, mas outros podem apresentar alguns sinais da infecção, como quadros variados de alterações respiratórias ou gastrointestinais. Apesar do padrão, algumas exceções já foram registradas, incluindo no Brasil. Na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma gata, de dois anos, morreu após contrair a covid-19.

Continua após a publicidade

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a maioria das infecções se originam a partir do contato próximo com pessoas que tiveram covid-19, como seus cuidadores ou tutores. “Se você testar positivo para a covid-19 e tiver um animal de estimação, tente evitar contato próximo com seu animal”, reforça Arwady.

Existem vacinas disponíveis?

Mesmo que longe do mercado brasileiro, já existem algumas opções de vacinas contra a covid-19 para animais. No começo desta semana, a Índia lançou o seu primeiro imunizante do tipo para animais, incluindo os domésticos.

Continua após a publicidade

Contendo o vírus inativado ("morto") do coronavírus, a fórmula Anocovax foi desenvolvido pelos pesquisadores do National Research Center on Equines (ICAR). Testes verificaram a capacidade do imunizante em neutralizar as variantes Delta (B.1.671.2) e Ômicron (BA.1), segundo os responsáveis.

Ainda em 2021, o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) anunciou ter desenvolvido uma fórmula contra a covid-19 para animais, a Carnivac-Cov. Inclusive, doses chegaram a ser aplicadas nos animais russos.

Imunizante da Zoetis

Na imunização contra o coronavírus, existe ainda uma vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Zoetis, especializada em soluções para animais. Este imunizante foi distribuído tanto em zoológicos dos EUA quanto do Canadá, após ser autorizado, de forma preliminar, pelas autoridades responsáveis.

Continua após a publicidade

Inclusive, testes com a fórmula começaram a ser realizados no Brasil, a partir de uma parceria com o Zoológico Municipal de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), no final do ano passado.

Animais podem ser um novo reservatório da covid?

Segundo Arwady, a maior preocupação em observar casos da covid-19 em diferentes tipos de animal é o risco de um enorme reservatório animal do vírus. Para a médica, este fato torna "muito improvável que, em algum momento, erradiquemos completamente" a covid-19.

Sempre que o vírus for controlado entre os humanos, novos casos podem surgir, possivelmente, relacionados aos animais. Nesse retorno, novas mutações poderiam ser identificadas no vírus da covid-19 no salto entre espécies, o que poderia limitar as defesas imunológicas já existentes.

Continua após a publicidade

No entanto, este risco está mais relacionado com mamíferos selvagens que animais domésticos. Segundo o CDC, embora pessoas possam transmitir a covid-19 para os seus cachorros e gatos, há uma chance baixa destes animais espalharem novamente o vírus para humanos.

Fonte: NBCReuters, News MedicalTimes of India e Our World in Data