Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid-19: estudo revela riscos de hesitação da vacina e um efeito "nocebo"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Dezembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato
FabrikaPhoto/Envato

Um novo estudo de Ariel University (Israel) revelou os riscos de hesitação da vacina contra covid-19, ou seja, o comportamento de relutar em vacinar apesar da disponibilidade dos imunizantes. Conforme alertam os pesquisadores, essa atitude é fortalecida principalmente pela falta de informações acerca dos efeitos colaterais das fórmulas.

Os autores do estudo destacam a possibilidade de um efeito nocebo, ou seja, efeitos colaterais causados ​​por fatores psicológicos, e não por um componente ativo do tratamento. A pesquisa analisou a situação de 750 adultos.

Para fazer a comparação, os pesquisadores analisaram a hesitação da vacina e os efeitos colaterais em dois momentos diferentes: após a segunda dose de vacinação e seis meses depois da dose de reforço. Os pesquisadores apontam que, em participantes do sexo feminino, esse efeito nocebo foi mais afetado pela experiência anterior.

Continua após a publicidade

Segundo o artigo, indivíduos com alto risco de hesitação (jovens adultos, mulheres), uma mensagem de saúde pública com foco na noção de que uma parte significativa de seus efeitos colaterais não decorre da vacina pode ser mais benéfica. Transmitir que os efeitos colaterais da vacina contra covid-19 podem ser causados ​​por ansiedade ou uma expectativa negativa anterior pode ser extremamente eficaz.

Essas mensagens devem ser combinadas com educação nocebo, transmitindo que esses efeitos colaterais experimentados são fisicamente reais, mas ainda podem não resultar da vacina em si, mas de outros fatores.

Os próprios pesquisadores reconhecem que transmitir essa mensagem deve reduzir o efeito nocebo e, por sua vez, diminuir os efeitos colaterais da vacinação. Isso não apenas atenuaria o sofrimento de alguém com efeitos colaterais, mas também levaria a menos apoio para campanhas antivax em geral. Anteriormente, estudos já sugeriram que a desinformação contribui para números baixos de vacinação contra covid-19.

Continua após a publicidade

Fonte: Science Blog