Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Capitais brasileiras começam a vacinar idosos com mais de 75 anos

Por| 05 de Fevereiro de 2021 às 21h30

Link copiado!

Thirdman/Pexels
Thirdman/Pexels

Ao longo de 2020, a população esteve torcendo para que a vacina contra a COVID-19 viesse à tona, enquanto biofarmacêuticas ao redor do mundo faziam o possível para que isso acontecesse. Em 2021, finalmente alguns países deram início à vacinação, e o Brasil foi um deles, tendo como grupo prioritário os profissionais da saúde. No entanto, algumas capitais brasileiras começaram já no final de janeiro ou iniciarão em breve a vacinação de idosos contra a doença em questão, como é o caso de São Paulo, por exemplo, que tem campanha marcada para a próxima segunda-feira (8).

São Paulo

A vacinação de pessoas com 90 anos ou mais começa no dia 8, e quem tiver acima de 85 anos pode ser vacinado a partir dia 15 em São Paulo. O Governador João Doria chegou a anunciar na quarta-feira (3) uma ação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo para vacinação dos idosos na capital em sistema drive-thru. Serão criados cinco pontos para garantir conforto ao público acima de 90 anos que começa a ser imunizado a partir da próxima segunda-feira (8).

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o Governo de São Paulo lançou recentemente o site #VacinaJá, em que as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem realizar um pré-cadastro. As pessoas que não conseguirem fazer o pré-cadastro não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos próprios locais de trabalho. O Canaltech ensinou como realizar o pré-cadastro no site.

Rio de Janeiro

Outra capital brasileira que também traz a vacinação de idosos é o Rio de Janeiro. O público desta faixa etária começará a ser vacinado de forma segmentada, uma idade a cada dia. Na última segunda-feira (1), idosos a partir de 99 anos começaram a ser imunizados. Dessa forma, o atendimento fica mais organizado, e sem aglomerações. A prefeitura trabalha com a seguinte previsão: a partir de 90 anos, até 6 de fevereiro; a partir de 85 anos, de 8 a 13 de fevereiro; a partir de 80 anos, de 15 a 20 de fevereiro; a partir de 75 anos, de 22 a 27 de fevereiro; a partir de 60 anos, em março.

Continua após a publicidade

Além das 236 unidades de Atenção Primária, haverá vacinação no sistema drive-thru no dia 6 de fevereiro e nos sábados subsequentes, para atender aos idosos. Esses postos funcionarão das 8h às 12h, nas policlínicas Lincoln de Freitas Filho (Santa Cruz) e Guilherme Manoel da Silveira (Bangu), no CMS Belizário Penna (Campo Grande), no Sambódromo, na Cidade Universitária e no campus da UFRJ, em Botafogo, no Parque Madureira, no Estádio do Engenhão, e no Parque Olímpico. Também haverá drive-thru realizado pela Uerj, de segunda a sexta, das 9h às 15h, com vacinas disponibilizadas pela SMS. A recomendação para vacinação de idosos restritos ao leito (acamados) é procurar no Onde Ser Atendido. A equipe fará o cadastro e passará as orientações sobre a vacinação.

Recife

Enquanto isso, em Recife, a vacinação de pessoas com mais de 85 anos começou no dia 26 de janeiro. A capital ainda não conta com previsão para cronograma por faixas etárias. A Prefeitura do Recife montou nove centros de vacinação, totalizando 65 salas de vacina, além de três pontos de drive-thru, para contemplar moradores de todas as áreas da cidade. Com a iniciativa, o município avança para a segunda etapa do Plano Recife Vacina com as 16.520 doses recebidas da vacina Oxford/AstraZeneca.

Os centros de vacinação funcionarão, a partir desta quarta (27), das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, para atender o público-alvo desta segunda etapa do Plano Recife Vacina. Para ser imunizado, é necessário fazer um cadastro online pelo endereço Minha Vacina Recife. Entretanto, pontos de apoio também serão montados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) para quem não tem acesso à internet. O usuário deverá levar comprovante de residência e documento com foto. No caso dos trabalhadores da saúde será exigida a comprovação de vínculo profissional.

Continua após a publicidade

Fortaleza

Em Fortaleza, desde o dia 27 de janeiro, idosos acima de 75 anos são vacinados mediante cadastramento prévio. Os mais idosos têm prioridade. Esse cadastramento pode ser feito pelo site. De acordo com o site, agendamento para profissionais de saúde está, temporariamente, pausado, mas o agendamento para idosos acima de 75 anos continua ativo.

Salvador

Em Salvador, começou na última terça (2) a vacinação para 95 anos ou mais. Na quarta (3), começou a de 94 anos, enquanto na quinta (4), 93 anos; na sexta (5), 92 anos; sábado (6), 91 anos; domingo (7), 90 anos. Segundo o próprio governo, antes de comparecer aos locais de imunização é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome conta na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde. Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita pelo portal Recadastramento SUS, ou de forma presencial no 5º Centro de Saúde.

Continua após a publicidade

Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

Vitória

Na capital do Espírito Santo, Vitória, pessoas com 90 anos ou mais podem se vacinar a partir desta sexta-feira (5). Enquanto isso, em Manaus, a população acima de 80 anos já está sendo vacinada desde 29 de janeiro, e as pessoas com 75 a 79 anos desde 31 de janeiro. Já as pessoas de 70 a 74 anos entram no grupo a partir de 10 de fevereiro. Por enquanto, não há previsão para os grupos seguintes.

Continua após a publicidade

Belém

Enquanto isso, em Belém, idosos acima de 85 anos estão sendo vacinados desde quarta (3). Em contrapartida, ainda não há previsão para início da vacinação das demais faixas etárias.

Rio Branco

Já na capital do Acre, Rio Branco, pessoas acima de 80 anos estão sendo vacinadas desde (2). Assim como no caso de Belém, a capital em questão também não apresenta previsão para o início da vacinação nos demais grupos etários.

Continua após a publicidade

Porto Velho

No caso da capital de Rondônia, Porto Velho, a vacinação de idosos com mais de 80 anos iniciada nesta terça (2). Sem previsão para cronograma por faixas etárias. O prefeito Hildon Chaves informou que são 3.500 pessoas a serem vacinadas na primeira etapa. Para realizar o cadastro basta ligar nos números (69) 3224-8071/3901-2822/98473-6948/98473-4537, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para realizar o agendamento pela internet, é necessário acessar o site Imuniza Porto Velho e preencher corretamente os campos com as informações solicitadas. Ao agendar o serviço, o usuário poderá escolher entre seis pontos em Porto Velho.

Boa Vista

Boa Vista conta com vacinação de pessoas com mais de 90 anos iniciada nesta quarta (3). A previsão é vacinar cerca de 550 idosos dessa faixa etária. Para essa ação, a prefeitura está disponibilizando três pontos de vacinação, em sistema drive-thru, no Terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, Praça do Cidade Satélite e Parque Germano Sampaio, no Pintolândia.

Continua após a publicidade

Os pontos de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Sábado e domingo, das 8h às 14h. Aqueles que não conseguirem se vacinar nesse período serão imunizados na segunda-feira (8), das 8h às 12h e das 14h às 18h na Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF - Av. Capitão Julio Bezerra – São Francisco). No entanto, a capital de Roraima segue sem previsão para cronograma por faixas etárias.

Campo Grande

Campo Grande trouxe a vacina a partir de 99 anos no dia 1º; a partir de 98 anos, dia 2; 97, 96, 95 e 94 anos, dia 3; 93 e 92 anos, dia 4; 91 e 90 anos nesta sexta-feira (5). O plano segue o seguinte: todas as pessoas a partir de 90 anos, dia 6; 89 e 88 anos, dia 8; 87 e 86 anos, dia 9; 85 e 84 anos, dia 10; 83 e 82 anos, dia 11; 81 e 80 anos, dia 12; todas as pessoas a partir de 80 anos, dia 13.​

Assim como em outras capitais, Campo Grande traz o sistema drive-thru para a vacinação. A estrutura foi montada no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, e inicialmente vai atender de segunda a sábado, das 13h às 17h, seguindo o calendário de imunização pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Para a vacinação no drive-thru é necessário que o idoso já tenha o cadastro prévio no site. Até o momento, a prefeitura conta que 312 pessoas pertencentes a faixa-etária de 97 a 94 anos se cadastraram para tomar a primeira dose no local.

Continua após a publicidade

​Sem previsão

Por outro lado, ainda não há data marcada para início da vacinação de idosos em Belo Horizonte, ​Cuiabá, Macapá, Teresina, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Fonte: Governo de São Paulo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Recife, Governo ES, Imuniza Porto Velho, Prefeitura de Boa Vista via Folha de S. Paulo