Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus pode infiltrar células do pâncreas e causar diabetes, sugere estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2021 às 18h30

Link copiado!

fernando zhiminaicela/Pixabay
fernando zhiminaicela/Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) descobriram que o coronavírus pode infectar células produtoras de insulina no pâncreas, reduzindo sua capacidade de secretar insulina e aumentando os sintomas de diabetes.

A danificação dessas células produtoras de insulina pode piorar principalmente os sintomas de diabetes tipo 1, em que o pâncreas já produz pouca ou nenhuma insulina. Além disso, o trabalho sugere que a COVID-19 grave pode desencadear diabetes em pessoas sem histórico anterior da doença.

Para investigar se o SARS-CoV-2 pode atacar diretamente o pâncreas, os pesquisadores realizaram experimentos em tecido pancreático de doadores de órgãos que morreram de infecções graves por COVID-19. Eles descobriram que o SARS-CoV-2 havia infectado diretamente as células beta (células endócrinas do pâncreas) de alguns indivíduos, e que o vírus poderia infectar, danificar e matar células beta retiradas de outros doadores que não morreram de COVID-19.

Continua após a publicidade

No entanto, mesmo com esta nova evidência, a questão permanece incerta, e para chegar a uma conclusão sólida, os cientistas precisarão examinar muito mais amostras de pâncreas de pacientes que morreram de COVID-19.

"Nós realmente precisaríamos impulsionar um estudo muito maior para obter um número real quanto à taxa de infecção nas células beta do pâncreas para pacientes com COVID grave. Não está claro se sua abordagem para infectar células simula o que acontece quando uma pessoa tem infecção por SARS-CoV-2", apontam os pesquisadores.

Fonte: Live Science