Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus no Brasil: país já registra 52 casos de COVID-19

Por| 11 de Março de 2020 às 19h23

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Hoje (11), foi um dia intenso para o Ministério da Saúde, principalmente pelo aumento de casos de COVID-19. Luiz Henrique Mandetta, o Ministro da Saúde, começou a tarde na Câmara dos Deputados, detalhando o quadro do novo coronavírus SARS-CoV-19, inclusive com medidas de contenção. Agora, o órgão divulga que são 52 casos confirmados da infecção no país, divididos em oito estados.

Além disso, são monitoradas 907 suspeitas da infecção pelo novo coronavírus e outras 935 já foram descartadas, após os resultados dos exames clínicos. Também foi emitida uma nova classificação do vírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que passa considerá-lo como uma pandemia, ou seja, está acontecendo a propagação, em escala global, da doença.

Continua após a publicidade

Durante sua passagem pela Câmara, o Ministro Mandetta explicou o que muda com a declaração de pandemia da OMS: "Qualquer pessoa, de qualquer voo que chegue dentro do Brasil, hoje, podemos falar: 'Se tiver febre, tosse ou gripe, procure uma unidade de saúde, porque pode ser coronavírus'".

Diante do novo cenário, Mandetta afirmou: "Todas as unidades da federação estarão aptas, até dia 18 de março, com equipamento, com kit pronto para fazer o teste dentro do seu estado. Não vai precisar mandar amostra para lá ou para cá".

Continua após a publicidade

"No momento, temos que fazer aquilo que está ao alcance de cada um dos brasileiros. Lavem as mãos. Se estiver gripado ou resfriado, não visite pessoas idosas, não faça movimento intempestivos em direção a casas asilares", ressaltou o ministro.

Divisão entre os estados

Entre os estados brasileiros, São Paulo continua a apresentar a maioria dos casos do novo vírus, somando 30 infecções do coronavírus SARS-CoV-19. Em seguida está o estado do Rio de Janeiro, com 13 casos da COVID-19.

Continua após a publicidade

Além desses, Bahia, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal apresentam dois casos, cada. Já os estados de Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo reportam um único caso, cada. Somente três estados brasileiros (Roraima, Tocantins e Amapá) não indicaram nenhuma suspeita da infecção.

Fonte: Ministério da Saúde