Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus: governo de São Paulo prorroga quarentena

Por| 17 de Abril de 2020 às 15h21

Link copiado!

Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas
Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas

Em live transmitida via redes sociais, o governador do estado de São Paulo, João Dória, anunciou, hoje (17), a prorrogação da quarentena por causa do novo coronavírus (SARS-CoV-2) até o próximo dia 10 de maio para todos os municípios do estado. A nova medida passa a valer a partir do próximo domingo (19) para conter o avanço da COVID-19.

Dessa forma, segue proibido o atendimento presencial de comércios, enquanto que os bares e os restaurantes só poderão atender por delivery. Casas noturnas, shopping centers, galerias, academias de ginástica, espaços para festas e escolas públicas ou privadas deverão seguir fechados.

Continua após a publicidade

Taxa de isolamento

De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), o percentual de isolamento social em São Paulo foi de 49% nesta quinta-feira (16). Caso a taxa continue baixa, as autoridades de saúde alertam que o número de leitos disponíveis não será suficiente para atender a população. Por isso a necessidade de prorrogar a quarentena.

Continua após a publicidade

Em sua fala, João Dória reforçou o pedido para que a maioria da população reduza a circulação nas ruas para diminuir a velocidade de contágio do coronavírus.

Durante a coletiva, o governador também listou e agradeceu as 20 cidades do estado que estão com os melhores índices de isolamento social: São Sebastião (66%); Ubatuba (64%); Lorena (62%); Cruzeiro (61%); Caçapava (61%); Botucatu (60%); Ribeirão Pires (59%); Ibiúna (59%); Bebedouro (59%); São Vicente (58%); Cajamar (58%); Itanhaém (58%); Mairiporã (58%); Caraguatatuba (57%); Poá (57%); Votuporanga (57%); São Roque (56%); Pirassununga (56%); Caieiras (55%); São João da Boa Vista (55%).

Continua após a publicidade

Esses índices foram levantados a partir da central de inteligência que analisa dados de telefonia móvel em busca de tendências de deslocamento e apontamentos sobre a eficácia das medidas de contenção da COVID-19.

Para isso, o SIMI-SP consulta informações agregadas sobre deslocamento em 645 municípios paulistas, através de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM. O índice de adesão ao isolamento social em cada município do estado pode ser acessado, aqui.

A seguir, confira a coletiva completa do governador de São Paulo:

Continua após a publicidade

Fonte: Governo de São Paulo (1) e (2)