Coronavírus | CDC faz recomendações para o ambiente de trabalho pós-reabertura

Por Nathan Vieira | 03 de Junho de 2020 às 12h00
Pexels

Nesta segunda-feira (2), o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), que é a principal agência de saúde pública dos Estados Unidos, trouxe à tona algumas recomendações voltadas ao ambiente de trabalho após a reabertura, tendo em mente que muitos estados americanos estão começando a retornar às atividades.

As recomendações da agência em questão envolvem aumentar a porcentagem de ar externo no ambiente, por exemplo, e usar ventilação natural, abrindo janelas, e aumentando a filtragem do ar. Além disso, o uso de irradiação germicida ultravioleta (UVGI) também é recomendado. Já quanto a transporte, o órgão recomenda optar por formas de transporte que minimizem o contato próximo com outras pessoas, como bicicleta, caminhada e dirigir sozinho. 

O CDC também recomenda instalar barreiras físicas sempre que possível para separar funcionários e visitantes. "Use sinais, marcas de fita ou outras indicações visuais, como decalques no chão, separados por um metro e meio, para indicar onde ficar quando barreiras físicas não forem possíveis", o órgão aponta por meio de um comunicado. As empresas ainda devem substituir itens comuns de contato frequente, como cafeteiras, refrigeradores de água e cestas de alimentos, por alternativas como itens pré-embalados e de dosagem única.

CDC faz recomendações para o ambiente de trabalho pós reabertura

"Os turnos, os horários de início e os intervalos mais viáveis para reduzir a densidade de funcionários em áreas comuns, salas de descanso e vestiários", orienta o CDC. No caso, as empresas também devem instruir os funcionários com sintomas de COVID-19 ou que tenham um familiar doente em casa com a doença a notificar seu supervisor e não irem ao trabalho. Aqueles que apresentarem sintomas na chegada ao trabalho, ou que ficarem doentes durante o dia, devem ser imediatamente separados dos outros, e posteriormente receber uma máscara facial se não estiverem usando uma. Além disso, devem ser enviados para casa com instruções e orientações sobre como fazer o acompanhamento médico", diz.

"Os funcionários doentes devem seguir as etapas recomendadas pelo CDC. Os funcionários não devem voltar ao trabalho até que os critérios para descontinuar o isolamento doméstico sejam atendidos, em consulta com seu médico", acrescenta o CDC. Por fim, a agência ainda orienta lembrar aos funcionários de lavar as mãos regularmente por 20 segundos com água e sabão. Se isso não for possível, usar álcool em gel com pelo menos 60% de álcool. Ah, e nada de aperto de mão.

Fonte: CDC via BBC News (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.