Publicidade

Consumo de café aumenta batimento ventricular prematuro e atrapalha sono

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Março de 2023 às 15h36

Link copiado!

5PH/Envato
5PH/Envato

Segundo um estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine, além de resultar em menos horas de sono, o consumo de café aumenta cerca de 50% as contrações ventriculares prematuras. Embora isso não seja considerado perigoso, há algumas evidências de que pode ser um sinal de alerta em pessoas que usufrem da bebida com mais frequência.

A pesquisa mostrou que o café tem efeitos marcantes nos níveis de atividade física, fazendo com que as pessoas se movam mais, dando, em média, 1.000 passos extras por dia. Ao mesmo tempo, a bebida reduz 36 minutos de sono. Segundo o estudo, quanto mais café os participantes bebiam, menos dormiam.

Isso fortalece uma teoria já estabelecida na comunidade científica, de que o café não te dá mais energia, mas te empresta, e o preço é pago em cansaço. Nesse novo estudo, o grupo constatou que a bebida em questão não causa contrações atriais prematuras (um tipo comum de palpitação), mas sim outro tipo de palpitação cardíaca, a contração ventricular prematura.

Continua após a publicidade

Mas os próprios pesquisadores reconhecem que esses batimentos cardíacos extras ou irregulares são bastante comuns e benignos, e não são motivo de preocupação em pessoas saudáveis.

"A realidade é que o café não é totalmente bom ou totalmente ruim. Há efeitos diferentes", reconhecem os pesquisadores. Eles ressaltam, ainda, que a pesquisa sobre café e saúde cardiovascular tem sido um tanto conflitante. Estudos já indicaram que o café pode ser prejudicial ao coração porque aumenta a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e a adrenalina, além de aumentar os níveis de colesterol.

No entanto, outros estudos descobriram que beber xícaras de café diariamente pode realmente reduzir o risco de morrer de doença cardíaca ou derrame, o que alguns especialistas atribuem às grandes quantidades de antioxidantes e outros compostos anti-inflamatórios no café.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, já ressaltamos como o café realmente afeta o corpo humano, segundo a ciência.

Fonte:  New England Journal of Medicine via The Washington Post