Publicidade

Conheça o 1º possível caso de transmissão da covid de um cervo para um humano

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Porojnicu/Envato Elements
Porojnicu/Envato Elements

Cientistas canadenses identificaram o primeiro possível caso de transmissão do coronavírus SARS-CoV-2 de um cervo para um ser humano. Até então, existiam apenas evidências de transmissão da covid-19 de humanos para os animais selvagens, mas não o contrário. O caso é isolado e mais estudos ainda são necessários para apontar possíveis riscos para a saúde.

Publicado na plataforma BioRxiv, o preprint — estudo que ainda não passou por revisão de pares — foi desenvolvido por pesquisadores de diferentes centros de pesquisa do Canadá, como a Universidade de Ottawa. "Nossas descobertas representam a primeira evidência de uma linhagem altamente divergente de SARS-CoV-2 em cervos de cauda branca e de transmissão de cervos para humanos", afirmam os autores do estudo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além do possível caso, nenhuma outra evidência de transmissão da covid-19 de cervos para humanos foi identificada. “Este caso em particular, embora levante uma bandeira vermelha, não parece ser muito alarmante”, explicou Finlay Maguire, um dos autores do estudo e professor assistente da Universidade de Dalhousie, também no Canadá, para a CBC.

Nova linhagem do vírus da covid em cervos

No estudo, a equipe de pesquisa analisou 300 amostras coletadas entre os meses de novembro e dezembro de 2021 em cervos de cauda branca no sudoeste e leste de Ontário — região que faz fronteira com os Estados Unidos. Desse total, foi possível identificar 17 cervos infectados pelo coronavírus.

Após o sequenciamento genômico de 5 amostras positivas, o grupo identificou agrupamentos altamente mutantes de genomas do vírus da covid-19 nos animais. Isso aponta para a possibilidade dos cervos atuarem como um reservatório animal para o agente infeccioso, o que pode ser eventualmente preocupante. Afinal, o vírus pode mutar nos cervos e este processo tem resultados imprevisíveis.

No entanto, o que chamou mais a atenção dos pesquisadores foi a descoberta de “uma linhagem nova e altamente divergente de SARS-CoV-2”, segundo os autores. Esta linhagem carrega 76 mutações quando comparada com a versão original do vírus, descoberta em Wuhan, na China. O fato aponta para a evolução viral nos animais.

Como o coronavírus foi transmitido para um humano?

Em outra etapa da pesquisa, os pesquisadores canadenses compararam os genomas rastreados dos cervos com amostras de humanos infectados pela covid-19 na região. Curiosamente, identificaram uma pessoa infectada com uma cepa geneticamente semelhante do SARS-CoV-2 presente nos animais.

Continua após a publicidade

Morador de Ontário, o indivíduo infectado mantém contato próximo com os cervos, segundo os autores do estudo. Esta relação sugere um caso de transmissão do animal para o homem, mas ainda deve ser melhor explorada.

Após a descoberta do caso, a agência de saúde pública do Canadá recomenda que "as pessoas que caçam, prendem, trabalham de perto ou lidam com a vida selvagem devem tomar precauções para evitar a propagação potencial do vírus”. As orientações devem ser revistas a partir de novas evidências sobre o potencial risco.


Fonte: BioRxiv, The Guardian e CBC