Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cervos estão contraindo covid nos EUA; é possível passar para humanos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Novembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

johan10/envato
johan10/envato

Além dos seres humanos, a covid-19 também atinge os animais, causando uma grande preocupação nos especialistas da área. De acordo com um novo estudo publicado na última segunda-feira (1), cervos podem contrair SARS-CoV-2 de humanos e ainda transmitir uns aos outros. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos descobriu 67% dos cervos em Michigan e 31% dos cervos na Pensilvânia possuíam anticorpos para o vírus em questão.

Esse estudo recente coletou amostras de nódulos linfáticos de cervos para identificar infecções. Embora ainda não tenha sido revisado por pares, o artigo sugere que 80% dos cervos de Iowa (cujas amostras foram colhidas entre abril de 2020 e janeiro de 2021) foram infectados. Quando os pesquisadores mapearam os locais de infecções em cervos, taxas mais altas de anticorpos em coincidiram com áreas com a maior presença de caçadores.

Continua após a publicidade

Uma vez que um cervo é infectado, o vírus pode afetar toda uma população desses animais. “Os cervos não seguem as diretrizes de saúde pública, afinal. Se eles encontram urina ou fezes de outro cervo, seu comportamento normal é interagir com esses fluidos", aponta o estudo, que pode ser encontrado aqui.

Atualmente, não há evidências de que os humanos possam contrair covid-19 de um cervo, mas se o vírus continuar a prosperar entre as populações desses animais, é possível que isso aconteça.

Fonte: Popular Science