Como passar a gostar de fazer exercícios pela manhã
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Aprender a gostar de praticar exercícios físicos pela manhã é um verdadeiro desafio para quem não está acostumado, mas estudos mostram que é possível ensinar o seu corpo a se adaptar a essa prática a ponto de se tornar prazerosa.
- Quanto exercício físico deve ser feito para compensar um dia de sedentarismo?
- Rotina de exercícios dividida em treinos curtos traz bons resultados
O primeiro passo envolve mudar todo o ritmo circadiano para mais cedo. É o famoso relógio biológico — afeta quando sentimos sono, quando acordamos e quando queremos comer. Para isso, os especialistas sugerem que é necessário ir dormir cada vez mais cedo.
Isso é importante para começar a gostar de fazer exercícios de manhã porque nesse primeiro momento do dia, o corpo dispara um hormônio chamado cortisol, responsável pelo despertar. Quando você passa a acordar subitamente mais cedo, os níveis de cortisol ainda não estarão altos o suficiente. Resultado: maior dificuldade para levantar.
Então a ideia de dormir cada vez mais cedo é justamente para que você acorde cada vez mais cedo e, assim, passe a se acostumar com a nova rotina matinal de exercícios.
Em um estudo publicado no periódico científico The Journal of Physiology, psicólogos da Arizona State University perceberam — depois de analisar 101 pessoas — que fazer exercícios pela manhã inclusive ajuda a fazer com que os corpos fiquem prontos para dormir e acordar mais cedo, justamente por interferir no ritmo circadiano.
Rotina organizada
Em entrevista ao The New York Times, o autor do estudo em questão (Shawn Youngsted) revela que para algumas pessoas, o exercício pela manhã é a única opção, de modo que em outro horário já não seja possível.
Isso também ressalta a importância de fazer com que o corpo se acostume aos exercícios matinais, e nessa mesma entrevista, o fisiologista Ciarán Friel (do Feinstein Institutes for Medical Research) diz que a organização dos horários também é muito importante nessa tarefa.
A dica do especialista é descobrir como os exercícios se encaixam nas manhãs e alinhar isso com as suas obrigações.
Evitar distrações (como verificar o e-mail logo ao acordar ou ficar nas redes sociais) também pode ajudar. Tudo é questão de fazer dos exercícios matinais um hábito, encaixando assim em sua rotina.
Definir metas realistas para que você não sinta frustração também é um caminho para se envolver de maneira mais prazerosa com os exercícios pela manhã.
Exercícios de manhã são benéficos
Em artigo da revista Sports Medicine, vemos que a atividade física de manhã traz mais benéficos para a saúde cardiovascular. Mas atenção: isso não quer dizer que o período da tarde também não seja uma boa opção. Há outros tipos de benefícios, nesse caso.
Já um material da Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) diz que exercícios pela manhã são melhores para queimar calorias.
Então os especialistas mostram como passar a gostar de fazer exercícios pela manhã é possível (e talvez até necessário), mas um processo que leva tempo para se adaptar e integrar à sua rotina.