Fazer atividade física de manhã é melhor para queimar calorias

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Fevereiro de 2023 às 09h51

Pressmaster/Envato

Se a ideia é praticar exercícios físicos com o objetivo de perder calorias, é melhor correr ou fazer musculação no período da manhã, segundo estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Isso porque o período em que a pessoa se exercita pode acelerar mais ou menos o metabolismo e a queima de gorduras.

A principal hipótese para explicar a descoberta do novo estudo é a relação com o ritmo circadiano, ou seja, o nosso relógio biológico. Dessa forma, o estímulo no período da manhã, quando a pessoa começa a organizar o seu dia e suas células estão mais ativas, parece ser mais benéfico do que à noite, quando o corpo naturalmente está se preparando para descansar.

"Somente durante a fase ativa inicial [no período da manhã] o exercício provocou um aumento imediato nos ácidos graxos não esterificados séricos. Além disso, o exercício na fase ativa precoce aumentou a expressão de marcadores de termogênese e proliferação mitocondrial no tecido adiposo inguinal", afirmam os autores.

Como os pesquisadores descobriram o melhor horário para fazer exercícios?

Desenvolvido por pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, o estudo avaliou a relação entre o horário do exercício físico e o impacto metabólico em camundongos, especificamente no tecido adiposo. Para isso, a equipe dividiu os roedores em dois grupos:

• Primeiro grupo: atividade física no início da fase ativa, o que corresponde ao período da manhã para os humanos;
  • Segundo grupo: exercício físico na fase inicial de repouso, o que equivale ao período da noite.

Segundo os cientistas, a atividade física durante a manhã aumentou a expressão de genes envolvidos na degradação do tecido adiposo, acelerou a termogênese (produção de calor) e estimulou a ação de mitocôndrias no tecido adiposo. Todo esse processo é lido como aumento da taxa metabólica.

Curiosamente, os efeitos não eram os mesmos quando a prática de exercícios era mais tarde no relógio biológico do animal. Outro ponto é que os resultados foram obtidos independentes da ingestão de alimentos pelas cobaias.

É melhor praticar atividade física de manhã?

“Nossos resultados sugerem que o exercício na manhã pode ser mais eficaz do que o exercício noturno em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura e, se for esse o caso, eles podem ser úteis para pessoas com sobrepeso”, explica Juleen R. Zierath, professor do Karolinska Institutet e um dos autores do estudo, em comunicado.

“O momento certo parece ser importante para o equilíbrio de energia do corpo e para melhorar os benefícios do exercício para a saúde, mas são necessários mais estudos para tirar conclusões confiáveis ​​sobre a relevância de nossas descobertas para os seres humanos”, acrescenta Zierath. Afinal, os testes ocorreram apenas com camundongos.

Fonte: PNAS e Karolinska Institutet